Um astrônomo divulgou uma foto bastante impressionante da Via Láctea, tirada com o iPhone 12 Pro Max. Tom Kerss, responsável pela captura, afirmou ter usado o modo ProRAW da câmera do celular, e que a imagem “nem é o melhor resultado possível com o telefone”.

Imagem: Tom Kerss

No Twitter, Kerss expressou apreço pelas capacidades do dispositivo. “Precisamos falar sobre o potencial astrofotográfico das câmeras dos smartphones modernos. Esta imagem foi feita a partir de dados capturados usando um iPhone 12 Pro Max. Os pixels do sensor têm apenas 1,7 mícron! É ridiculamente capaz para seu tamanho e fornece dados utilizáveis ​​graças a DNG de 12 bits – ProRAW”, postou no microblog.

Na imagem, é possível ver o Triângulo de Verão em uma região brilhante da Via Láctea (nuvens de estrelas no braço espiral que habitamos), bem como um meteoro (possivelmente um dos primeiros dos Perseidas).

Leia mais:

publicidade

Modo ProRAW está disponível apenas no iPhone 12 Pro e Pro Max

Imagens da Via Láctea, geralmente, são produzidas tirando várias fotos, que são empilhadas na edição. Algumas envolvem 30 ou mais fotos separadas, com exposições diferentes, usadas para capturar o primeiro plano e o céu noturno. A necessidade de várias exposições da Via Láctea é para determinar o que é uma estrela e o que é ruído na imagem.

Fotografar em RAW é sempre aconselhável para maximizar os dados que podem ser extraídos da imagem e para poder ajustar o balanço de branco. A implementação do modo RAW da própria Apple, o ProRAW, está disponível apenas no iPhone 12 Pro e Pro Max.

Kerss é um astrônomo freelancer que foi Oficial de Astronomia Pública no Observatório de Greenwich, em Londres. Ele tem um curso online gratuito sobre observação de estrelas em seu site, Stargazing London.

Com informações do site 9to5mac.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!