Dependendo da área em que você trabalha, ter dois monitores para desempenhar suas atividades é quase que crucial. Mesmo em áreas que não exijam tanta aparelhagem ou tecnologia, ter duas telas para consultar dados ao mesmo tempo, escrever, conferir notificações etc, pode ajudar, e muito, a economizar o seu tempo naquele abre e fecha de abas.

No entanto, não é todo mundo que possui dois monitores para ajudar no fluxo das atividades do dia a dia. Mas, temos uma boa notícia para você, é possível dividir apenas uma tela em até quatro partes e trabalhar em todas ao mesmo tempo.

O recurso é um atalho nativo do Windows, ou seja, não é preciso baixar nenhum aplicativo externo e é necessário ter esse sistema operacional em seu computador. Acompanhe o tutorial abaixo e saiba como dividir a tela do seu PC.

Leia mais:

publicidade

Como dividir a tela do PC em duas

A forma mais simples é arrastando a janela aberta no computador para uma das laterais. Mas, para que isso funcione, você precisa habilitar o “Multitarefas”. Veja como abaixo:

  1. Clique no menu “Iniciar” e aperte em “Configurações” (a engrenagem que fica próxima à opção de desligar do PC);
  2. Depois, toque em “Sistema”;
  3. Agora, no menu lateral busque por “Multitarefas”;
  4. Por fim, ative a opção “Ajustar janelas” e deixe todas as caixinhas de personalização marcadas.

Pronto! Agora, você consegue ajustar janelas lado a lado no PC. Para isso, basta clicar no topo de uma janela e arrastá-la para o lado até que apareça uma janela fantasma – o que significa que ela ocupará aquela porção da tela – e solte-a. Em seguida, escolha qual janela deverá aparecer ao lado desta.

Como dividir a tela do computador

Tempo necessário: 2 minutos.

  1. Com uma das abas abertas, pressione a tecla do Windows – aquela com as quatro janelinhas – e toque na setinha para a direita do teclado. A seta direciona onde a aba será aberta;

    Passo 1

  2. As abas automaticamente se dividirão. A que estava aberta será jogada para o lado direito e as outras aparecerão como miniaturas ao lado esquerdo. Escolha qual delas deseja abrir para acessar em conjunto – você pode selecionar com o mouse;

    Passo 2

  3. Para abrir uma terceira aba e dividir a tela em três, pressione novamente no botão do Windows e toque na seta para cima – ou para baixo. Para ter ainda uma quarta tela, faça o mesmo procedimento, mas toque antes na página que ainda está inteira – onde claramente cabe mais uma “meia aba” aberta.

    Passo 3

Prontinho! Telas divididas. Você pode trabalhar nas quatro ao mesmo tempo. Caso tenha outras abas, você também consegue acessá-las – da forma tradicional – sem alterar as dimensões das outras. Exemplo: se você está com a tela dividida em quatro (Excel, Google, PowerPoint e Documentos) e precisa retornar a uma outra (Word), você pode clicar normal no programa e, para voltar e encontrar as quatro abas da mesma forma, minimize o Word.

Como dividir a tela do PC no Windows 11

No Windows 11, além das teclas de atalho, você conta um novo recurso, chamado “Snap Layout”. Com ele, você escolhe rapidamente entre diferentes layouts para organizar suas janelas, sendo possível abrir até seis, conforme o tamanho da tela. Em outro tutorial, explicamos como acessar o Snap Layout no Windows 11.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!