A Roscosmos, agência espacial federal russa, anunciou que a saída do módulo Pirs da Estação Espacial Internacional, primeiramente programada para exta sexta-feira, foi adiada para sábado. O Pirs vai abrir uma vaga para o módulo Nauka, que foi lançado na última quarta feira para aumentar o volume de pesquisas dos tripulantes da ISS.

Mas o Nauka apresentou alguns problemas, motivando a mudança de planos. Ainda não se sabe ao certo a natureza e a gravidade da situação, já que a Roscosmos não revelou muitos detalhes até o momento.

Mas observadores externos, como Anatoly Zak do RussianSpaceWeb, dão conta de que os motores principais de Nauka não teriam funcionado corretamente.

Oficialmente, a agência espacial russa afirmou que o teste de ativação do sistema de propulsão do módulo Nauka e o impulso de formação de órbita foram realizados normalmente.

publicidade

O que se sabe é que o projeto já passou por muitas dificuldades.
Com 13 metros de comprimento, 4,3 metros de diâmetro e pesando mais de 20 toneladas, o Nauka deveria ser lançado em 2007, mas uma série de problemas, incluindo a descoberta de lascas de metal no sistema de combustível, atrasaram a missão.

Esse é o maior módulo espacial já lançado pela Rússia, e foi projetado para servir principalmente como uma instalação de pesquisa. “Nauka” significa “ciência” em russo.

Se os problemas forem contornados, a previsão é que o acoplamento à estação espacial internacional ocorra na próxima quinta-feira.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!