A Terra ganhará um “companheiro” no espaço neste sábado (24). Trata-se do asteroide 2008 GO20, descoberto há 13 anos por astrônomos. Ficou preocupado? Não precisa. A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, deixou claro que nosso planeta está seguro. O Olhar Digital, inclusive, já explicou o por que não precisamos ter medo dele.

Com tamanho calculado em até 220 metros, o asteroide 2008 GO20 deve passar por volta das 18h30 (horário de Brasília) e a cerca de 0,02 unidades astronômicas de distância (mais de 4 milhões de km). Ou seja, uma distância dez vezes maior que a da Terra para a lua.

publicidade

A Nasa incluiu o asteroide em sua lista de Near-Earth Objects (Objetos Próximos à Terra , em tradução livre) apenas pela sua órbita e características. A agência, após longo estudo, concluiu que o 2008 GO20 é inofensivo à humanidade.

Contra asteroides: Nasa vai usar Artemis I para criar sistema de proteção

A Nasa vai executar ainda neste ano um teste de voo circunlunar (ao redor da Lua) não tripulado com a missão Artemis I, mas esse teste terá um segundo objetivo prático: segundo comunicado da agência, o voo levará a embarcação NEA Scout, que por sua vez carrega alguns satélites miniaturizados CubeSat, no intuito de criar um sistema de detecção e prevenção contra asteroides.

Leia também

Todo o equipamento já está em posição no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A NEA Scout é bem diminuta, tendo mais ou menos o mesmo tamanho que uma caixa de sapatos mais avantajada, de acordo com o comunicado. Ela está devidamente armazenada em uma prateleira especial na área de integração entre o foguete (Space Launch System, ou simplesmente “SLS”) e a espaçonave Orion.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!