Usuários das redes sociais voltaram suas atenções para uma foto capturada pela sonda espacial Perseverance em Marte. Na imagem, é possível ver um pequeno objeto enterrado no solo. A curiosidade fica por sua semelhança com a base de um sabre de luz, arma da famosa franquia “Star Wars”.

Com bom humor, a Nasa, por meio do perfil oficial do Perseverance no Twitter, explicou em uma thread o que era o objeto. “O que é essa coisa e porque ela está cravada numa pedra de Marte? (E não, não é um sabre de luz). Deixa eu explicar”, tuitou.

publicidade

Segundo informações da Nasa, o objeto é uma broca instalada num buraco feito pela própria sonda e faz parte da missão da agência em Marte. A maioria das dez brocas levadas ao o planeta vermelho será usada para coletar amostras locais. Já o “sabre de luz” ficará instalado no solo para ajudar os pesquisadores na busca por pistas escondidas dentro das rochas.

Leia também

publicidade

Satélite da ESA não encontrou metano em Marte, mas o gás ainda pode estar lá

O Trace Gas Orbiter, satélite europeu desenvolvido em parceria com a agência espacial russa (Roscosmos), não encontrou nenhum sinal de metano na atmosfera de Marte — ou mesmo qualquer outro componente químico derivativo dele, que poderia ser um indício da presença de vida no planeta vermelho.

A espaçonave chegou em Marte em meados de 2016, apontando três instrumentos de análise e captura de informações à atmosfera do planeta em busca de sinais de vida na presença de gás metano, bem como outros componentes reagentes à luz do Sol, etano ou etileno.

publicidade

Entretanto, mesmo com dois anos e meio de coleta bruta de dados pelo instrumento conhecido como ACS, além de um ano de informações obtidas por outro instrumento — o NOMAD —, não houve qualquer incidência dos gases buscados, segundo um comunicado emitido pela Agência Espacial Europeia (ESA) junto da Roscosmos russa. Mais além, um terceiro time a serviço desta parceria estava buscando outro indicador de vida — especificamente, a fosfina —, mas também acabou de mãos vazias.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!