Usuários das redes sociais voltaram suas atenções para uma foto capturada pela sonda espacial Perseverance em Marte. Na imagem, é possível ver um pequeno objeto enterrado no solo. A curiosidade fica por sua semelhança com a base de um sabre de luz, arma da famosa franquia “Star Wars”.

Com bom humor, a Nasa, por meio do perfil oficial do Perseverance no Twitter, explicou em uma thread o que era o objeto. “O que é essa coisa e porque ela está cravada numa pedra de Marte? (E não, não é um sabre de luz). Deixa eu explicar”, tuitou.

publicidade

Segundo informações da Nasa, o objeto é uma broca instalada num buraco feito pela própria sonda e faz parte da missão da agência em Marte. A maioria das dez brocas levadas ao o planeta vermelho será usada para coletar amostras locais. Já o “sabre de luz” ficará instalado no solo para ajudar os pesquisadores na busca por pistas escondidas dentro das rochas.

Leia também

Satélite da ESA não encontrou metano em Marte, mas o gás ainda pode estar lá

O Trace Gas Orbiter, satélite europeu desenvolvido em parceria com a agência espacial russa (Roscosmos), não encontrou nenhum sinal de metano na atmosfera de Marte — ou mesmo qualquer outro componente químico derivativo dele, que poderia ser um indício da presença de vida no planeta vermelho.

A espaçonave chegou em Marte em meados de 2016, apontando três instrumentos de análise e captura de informações à atmosfera do planeta em busca de sinais de vida na presença de gás metano, bem como outros componentes reagentes à luz do Sol, etano ou etileno.

Entretanto, mesmo com dois anos e meio de coleta bruta de dados pelo instrumento conhecido como ACS, além de um ano de informações obtidas por outro instrumento — o NOMAD —, não houve qualquer incidência dos gases buscados, segundo um comunicado emitido pela Agência Espacial Europeia (ESA) junto da Roscosmos russa. Mais além, um terceiro time a serviço desta parceria estava buscando outro indicador de vida — especificamente, a fosfina —, mas também acabou de mãos vazias.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!