Os carros voadores estão meio longe de se tornar uma realidade popular para a maioria de nós, porém, uma outra tecnologia muito vista em filmes de ficção científica pode estar próxima. A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou que os campos de força já estão “no horizonte” e podem, em breve, passar a compor o vasto arsenal de uma das forças da maior potência bélica do planeta.

A futura novidade foi anunciada como parte do último relatório do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL) sobre o futuro das chamadas armas de energia dirigida, uma forma menos ufanista de nomear as armas com um caráter futurista. No documento, é admitido que sim, estão trabalhando em um campo de força de defesa antimísseis, mas que ainda há muito o que fazer.

No documento, é dito que o desenvolvimento desses escudos necessitam de um desenvolvimento tecnológico substancial. Mas os militares ponderam que as armas de energia dirigida atingiram um “ponto de inflexão” no que tange a praticidade, e, por conta disso, o conceito de um campo de força localizado pode estar mais perto do que se imagina.

Projeção de como deve ser um campo de força antimísseis
Animação mostra como deve ser o futuro campo de forma antimísseis da Força Aérea dos EUA. Crédito: US Army/Divulgação

Apesar de parecidos conceitualmente, os campos de força antimísseis descritos pela AFRL são bem diferentes do que é visto nos filmes. Os militares descrevem suas armas como uma espécie de “guarda-chuva”, que é formado por várias armas de energia direcionada, instaladas primeiramente em veículos e, futuramente, orbitando no espaço, para derrubar mísseis em um determinado raio.

publicidade

No relatório, é colocado um prazo de mais ou menos 40 anos para que se tenha uma constelação de sistemas de armas de energia direcionada em alta altitude. Segundo o documento, essa constelação seria parte de um sistema de defesa antimíssil bem maior e dividido em camadas. Porém, isso só deve acontecer caso se prove extremamente necessário.

Leia mais:

Os militares especulam que em 2060 os sistemas de energia direcionada serão bem mais eficazes, portanto, a ideia de construir um campo de força antimísseis deve incluir métodos eficazes para destruir ameaças que ainda nem existem.

Com informações do Futurism

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!