Não há paz para o consumidor. A todo tempo é preciso atenção para não cair em golpes. Um vídeo que viralizou recentemente nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, pelo Brasil, mostrou como um entregador filmou os dados do cartão de um cliente, em um golpe em delivery.

Nas imagens, uma senhora tem os dados registrados ao fazer o pagamento pela comida. O vídeo é feito, aparentemente, pelo celular do próprio entregador. A mulher vai até a porta, em São Paulo, receber a comida e não percebe a câmera ligada.

Leia mais:

O homem, então, filma os números da frente e do verso do cartão de débito, enquanto distrai a cliente. Ele pede que ela espere o sinal de satélite para fazer a cobrança. Ainda no vídeo viral, é possível ver o rosto do entregador.

publicidade

Em seguida, ele se oferece para iluminar a maquinha, para que a senhora digite a senha. A cliente aceita e ele registra também o código pessoal. Procurada pela BBC News Brasil, a mulher não respondeu.

Ainda segundo a BBC News Brasil, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse só se manifestar sobre a questão caso a vítima faça um Boletim de Ocorrência. O órgão ainda destacou a necessidade das vítimas de denunciarem, pessoalmente nas delegacias ou pela Delegacia Eletrônica, para que os crimes sejam investigados.

O caso, infelizmente, não é isolado. Dados do Procon de São Paulo mostram que golpes durante a entrega de comida pedidas por aplicativos similares a esse saltaram 186% na comparação entre os períodos de janeiro a maio desse ano com relação à mesma época do ano passado.

imagem de cartões de crédito sendo perfurados com um anzol
O Procon orienta os consumidores a manter sempre o cartão em mãos. Imagem: wk1003mike/Shutterstock

Como se proteger

A instituição deu algumas dicas de prevenção:

  1. Recuse máquinas em que não seja possível ler os dados ou com visor quebrado;
  2. Confira o valor da compra;
  3. De preferência, pague somente no aplicativo;
  4. Não passe os dados por telefone;
  5. Desconfie se o entregador informar sobre alguma taxa extra;
  6. Mantenha o cartão em mãos;
  7. Preste atenção ao digitar a senha.

Via: G1

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!