Houve um tempo, jovens, em que os jogos de videogame não pareciam um filme em animação 3D. Mas as aberturas eram feitas com bastante esmero e dava vontade de jogar com aqueles gráficos incríveis. Mesmo assim, hoje em dia não parece nada de outro mundo. Por isso o canal do YouTube chamado Upscale usou inteligência artificial para remasterizar as introduções dos games.

Há cerca de 20 anos, os jogos realistas que vemos atualmente eram um sonho distante. As desenvolvedoras investiam, então, em vídeos de introdução e de passagem para levar a imaginação do jogador longe. Isso aconteceu antes de ‘Overwatch’ lançar curtas de animação com qualidade similar à da Pixar para cada novo personagem. Naquela época, os pequenos filmes chegavam a ter até seis minutos.

publicidade

Leia mais:

Mas, se assistidos em televisores atuais 4K, ou até mesmo um monitor 1080p, eles aparentam ser bastante pixelados. Foi justamente nisso que o canal brasileiro Upscale pensou. Os responsáveis pelos vídeos usam aprendizado de máquina para deixar os vídeos dos antigos games com uma aparência tão boa quanto a memória pode lembrar. às vezes, até melhor.

Como votar no Olhar Digital no segundo turno do Prêmio Influency.me

he-man
O canal Upscale também remasteriza aberturas de desenhos animados. Imagem: Reprodução

Usando a inteligência artificial, o canal também refez aberturas dos antigos desenhos animados. Há uma excelente versão em 8K da abertura de ‘He-Man’ em português, do desenho de 1983. Outra muito legal também é a da série animada de ‘X-Men’.

O Upscale usa um software chamado Topaz Video Enhance AI, conhecido também como Topaz Gigapixel. A técnica é usada também para aprimorar os gráficos de jogos. Vale lembrar, contudo, que algumas imagens remasterizadas pela inteligência artificial não são completamente reais, pois a máquina pode “inventar” detalhes ou borrar imagens.

De todo modo, vale muito a pena dar uma conferida no canal Upscale. A nostalgia com certeza vai tomar conta ao rever as aberturas dos jogos.

Via: The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!