Pouco tempo após a Activision Blizzard, produtora e distribuidora de franquias lucrativas como ‘Call of Duty‘ e ‘Overwatch’, ser processada por assédio sexual e discriminação, a empresa circulou dois comunicados sobre o assunto, que apontaram as acusações como falsas. Em resposta, mais de 2 mil funcionários da empresa assinaram uma carta criticando as posturas “abomináveis e ofensivas” adotadas, e pedindo que as lideranças “reconheçam a seriedade das alegações”.

Assinado pela vice-presidente para assuntos corporativos Frances Townsend, o primeiro parecer oficial apontou que os casos relatados são antigos e que estão “distorcidos” ou “fora de contexto”, além de culpar o processo por ferir a “cultura” da empresa. A executiva ainda minimizou os relatos de cultura de assédio sexual, assim como o possível suicídio de uma funcionária, remuneração desigual e retaliação presentes na ação judicial

activision assédio sexual
Funcionários da Activision Blizzard criticam resposta da empresa a processo. Imagem: Eric Broder Van Dyke / Shutterstock.com

“Não podemos permitir que ações escandalosas de terceiros e um processo judicial verdadeiramente sem mérito e irresponsável prejudiquem nossa cultura de respeito e oportunidades iguais para todos os funcionários”, afirmou Townsend em comunicado.

Outra declaração que não caiu bem entre os funcionários da Activision Blizzard foi o do presidente J. Allen Brack. Em e-mail interno enviado ao staff, ele afirmou que as alegações do atual processo se referem às “descrições distorcidas e, em muitos casos, falsas do passado”. Ele também comenta que, durante a investigação de dois anos que foi realizada na empresa, a Justiça teve uma conduta “vergonhosa e antiprofissional”, e jamais desenvolveu um “esforço de boa-fé” para solucionar as reclamações.

publicidade

Ao site Kotaku, um representante do grupo de empregados da Activision Blizzard disse: “no fim de semana, redigimos uma carta aberta à nossa liderança. Estamos coletando assinaturas de todas as nossas organizações e trabalhando nos próximos passos”. A carta também pede que Townsend e Brack renunciem os cargo executivos que possuem no atual momento.

Leia abaixo alguns trechos da carta:

Nós, os abaixo-assinados, concordamos que as declarações da Activision Blizzard, Inc. e da sua assessoria jurídica sobre o processo da DFEH [Departamento de Emprego e Habitação Justos da Califórnia], bem como a declaração interna de Frances Townsend, são abomináveis e ofensivas para tudo o que acreditamos que a nossa empresa deveria representar. […]

Acreditamos que essas declarações prejudicaram nossa busca contínua por igualdade dentro e fora da nossa indústria. Categorizar as alegações feitas como “distorcidas e, em muitos casos, falsas”, cria um ambiente empresarial que desacredita as vítimas. Também gera dúvidas sobre a capacidade das nossas organizações de responsabilizar os agressores por suas ações e de promover um ambiente seguro para que as vítimas se manifestem no futuro. Essas declarações deixam claro que nossa liderança não está colocando nossos valores em primeiro lugar. Correções imediatas são necessárias do mais alto nível da nossa organização.

[…] Os executivos da nossa empresa alegaram que ações serão tomadas para nos proteger, mas […] com as respostas oficiais preocupantes que tivemos, não confiamos que nossos líderes colocarão a segurança dos funcionários acima de seus próprios interesses. Afirmar que este é um “processo verdadeiramente sem mérito e irresponsável”, enquanto vários funcionários atuais e antigos falaram sobre suas próprias experiências em relação a assédio e abuso, é simplesmente inaceitável.

Solicitamos declarações oficiais que reconheçam a seriedade das alegações e demonstrem compaixão pelas vítimas de assédio e agressão. Pedimos que Frances Townsend renuncie ao seu cargo de patrocinadora executiva da Rede de Mulheres Funcionárias da ABK [Activision Blizzard King]. […]

[…] Não seremos silenciados, não ficaremos de lado e não desistiremos até que a empresa que amamos seja um local de trabalho do qual todos possamos nos sentir orgulhosos de fazer parte novamente. Nós seremos a mudança.

A Activision Blizzard ainda não se manifestou sobre o posicionamentos dos funcionários. Saiba mais detalhes sobre o caso aqui.

Leia mais:

Fontes: PC Gamer, KotakuCNN Business e Destructoid

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!