A fabricante chinesa ZTE revelou nesta terça-feira (27) o Axon 30, seu segundo smartphone com uma câmera sob o display. O lançamento está restrito à China, mas a empresa garante que o aparelho estará globalmente disponível em breve.

Layout do novo Axon 30, da ZTE, lançado na China nesta terça-feira (27). Imagem: ZTE / Divulgação

Esta é a segunda iteração da tecnologia. Na primeira tentativa, com o Axon 20, a qualidade das imagens deixou a desejar: a câmera de selfie produzia fotos borradas em todas as condições de iluminação. Além disso, a câmera era claramente visível a olho nu ao exibir um fundo de cor clara na barra de status. 

publicidade

De acordo com o site XDA-Developers, a ZTE afirma que o modelo mais recente, equipado com a câmera sob a tela de 2ª geração, não sofre de nenhum desses problemas e representa um grande salto qualitativo em relação a seu antecessor.

ZTE conseguiu deixar a câmera de selfie do Axon 30 invisível

Vários desafios técnicos precisaram ser cumpridos pela fabricante para tornar a câmera frontal invisível. 

Uma das razões pelas quais a câmera de selfie não teve o efeito desejado no Axon 20 foi que a tela da área da câmera sob a tela tinha densidade de pixels muito baixa em comparação com o resto da tela. Para resolver isso, a ZTE dobrou a densidade de pixels da área da tela de 200 PPI para 400 PPI. 

Matriz de câmeras quádruplas na parte traseira do aparelho mantém características do modelo anterior. Imagem: ZTE / Divulgação

Ao mesmo tempo, a empresa também precisava garantir que o aumento da densidade de pixels não levasse à redução da sensibilidade à luz da câmera sob a tela. Para isso, a ZTE usou sete camadas de materiais altamente transparentes e três tecnologias de processamento especiais para aumentar a transmissão de luz. 

Segundo a empresa, o sensor da câmera frontal agora também é maior e mais sensível à luz, oferecendo pixel “grandes” com o equivalente a 2,24 micrômetros com binning de “4 para 1” (ou seja, tratando quatro pixels do sensor como um só, em arranjo 2×2) para melhor desempenho da câmera.

Conheça mais detalhes técnicos do ZTE Axon 30

Quanto à tela em si, é um painel FHD+ de 6,92 polegadas, que oferece uma taxa de atualização de tela de 120 Hz, taxa de amostragem de toque de 360 ​​Hz, profundidade de cor de 10 bits e 100% de cobertura da gama de cores DCI-P3. Dentro do telefone está o chipset Qualcomm Snapdragon 870, que nada mais é do que uma versão aprimorada do Snapdragon 865.

Na parte traseira há uma matriz de câmeras quádruplas que consiste em um sensor primário de 64 MP, uma câmera ultra-wide com sensor de 8 MP, uma macro com sensor de 5 MP e um detector de profundidade com sensor de 2 MP. Exceto para a lente macro, o resto dos sensores não foram alterados em relação ao último modelo.

O Axon 30 incorpora uma bateria de 4.200 mAh e suporta carregamento rápido por meio de um carregador de 55W. 

Para manter as condições térmicas sob controle, o telefone também conta com um “sistema triplo de resfriamento” composto por uma grande placa de resfriamento com uma câmera de vapor, gel térmico de alta potência e material composto à base de cobre e grafeno.

Leia mais:

Outros destaques do Axon 30 incluem suporte 5G, um leitor de impressão digital sob o display, Bluetooth 5.1, um compartimento para cartão microSD e Wi-Fi de banda dupla.

Quanto ao sistema operacional, o aparelho traz o Android 11 pronto para uso com a interface do usuário MyOS 11 da ZTE na parte superior.

Ficha completa:

Dimensões e peso170,2 x 77,8 x 7,8 mm
189g
TelaOLED FHD + de 6,9 ​​polegadas
1080 x 2460
Taxa de atualização de 120 Hz
Taxa de amostragem de toque de 360Hz
Profundidade de cor de 10 bits100% de cobertura DCI-P3
SoCQualcomm Snapdragon 870
1x ARM Cortex-A77 @ 3,2 GHz
3x ARM Cortex-A77 a 2,4 GHz
4x ARM Cortex-A55 a 1,8 GHz 

Adreno 650 GPU
RAM e armazenamentoN / D
Bateria e carregamentoBateria de 4.200mAh
Suporte para carregamento rápido de 55 W
Câmera traseiraPrimário: 64 MP Quad Pixel f / 1,79
Secundário: 8 MP ultra-wide
Terciário: macro 5 MP
Quaternário: profundidade de 2 MP
Câmera frontal16MP f / 2.0, 2,24µm
Câmera sob o display
EntradasPorta USB tipo C
Conectividade5G
NFC
Bluetooth 5.1
WiFi 802.11.b / g / n / ac (2,4 GHz + 5 GHz)
SegurançaLeitor de impressão digital no display
ProgramasAndroid 11 com MyOS 11

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!