As Olímpiadas de Tóquio já começaram e estão movimentando muito as redes sociais. No entanto, existe uma dúvida que está deixando muita gente confusa: a Rússia não está fazendo parte das Olímpiadas?

E a resposta é mais complicada do que o que se possa imaginar. A Rússia está envolvida em um escândalo de doping – uso de substâncias ou métodos ilícitos para aumentar o desempenho esportivo – que foi descoberto em 2015, então foi barrada da competição.

Atletas da ginástica artística feminina do ROC nas Olímpiadas de Tóquio
Olímpiadas de Tóquio: por que a Rússia está sendo chamada de ROC? Imagem: redes sociais

Em 2019, a Agência Mundial Antidoping (WADA, na sigla em inglês) concluiu que os russos alteraram diversos dados laboratoriais sem autorização, além de plantarem evidências falsas. E o pior, tudo isso com o apoio do governo local.

A agência decidiu como punição banir o país de qualquer campeonato esportivo pelo período de quatro anos. Porém, em 2020, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) diminui a pena da Rússia, determinado que o banimento acabe em 16 de dezembro de 2022.

publicidade

Os atletas que não se envolveram no esquema de doping e conseguiram provar sua inocência puderam entrar nas Olímpiadas de Tóquio, mas sem que estivessem atrelados ao país que deveriam representar, visto que a nação ainda está respondendo pelo caso. Por isso, os atletas utilizam a sigla ROC, significa Russian Olympic Committee em inglês, ou Comitê Olímpico Russo em tradução.

Eles devem deixar claro que não estão representando a Rússia nas Olímpiadas e não podem ouvir o hino nacional de sua nação, tampouco utilizar a bandeira do país em seus uniformes.

Leia também!

O Comitê Olímpico Internacional decidiu, ainda, que em qualquer exibição pública de um atleta da Rússia na competição deve ser utilizado a sigla ROC em vez do nome completo do comitê, para evitar qualquer associação ao país.

O ROC levou 335 atletas para Tóquio e já ganhou medalhas em alguns esportes, como ginástica artística masculina e feminina.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!