Responsável pela maior revolução nos mais de 50 anos de existência de ‘Doctor Who’, a atriz britânica Jodie Whittaker deixará o papel-título em 2022, após três temporadas. Primeira mulher a interpretar o protagonista da série, Whittaker sairá da série após três temporadas. O sucessor (ou sucessora) da atriz ainda não foi anunciado.

Desde o retorno da série, em 2005, tem sido habitual que os atores interpretem o Doutor por três temporadas. A exceção foi Christopher Eccleston, o primeiro da versão moderna de ‘Doctor Who’, que ficou no papel apenas no primeiro ano. Os demais atores desse retorno da série nos anos 2000, David Tennant, Matt Smith e Peter Capaldi seguiram essa média.

publicidade

O atual showrunner da atração, Chris Chibnall, também encerrará sua participação no programa junto com Whittaker, após o desfecho da 13ª temporada. O décimo terceiro ano, aliás, será mais curto, em decorrência de mudanças no cronograma de filmagens por conta da pandemia de Covid-19. Confira o teaser da próxima temporada:

A ideia é tratar a temporada como um evento em seis partes, que deve ser exibido ainda no fim de 2021. Além desses episódios, estão previstos para 2022 três especiais que servirão de despedida definitiva de Whittaker e, provavelmente, apresentação da próxima pessoa a encarnar o personagem.

Leia mais:

Como pode o mesmo personagem ser interpretado por atores tão diferentes?

Para quem não está familiarizado com ‘Doctor Who’ o personagem é um alienígena Senhor do Tempo, capaz de viajar por diferentes planetas e eras. Uma das características do personagem é justamente passar, de tempos em tempos, por uma regeneração, em que assume nova fórmula e personalidade.

Cena do especial ‘The Day of The Doctor’, que reuniu três atores em diferentes versões do personagem: Matt Smith (11º Doutor), David Tennant (10º Doutor) e John Hurt (Doutor da Guerra). Crédito: BBC/Divulgação

Essa mudança brusca, além de possibilitar a renovação do personagem ao longo dos anos, foi uma saída encontrada pela produção do programa para justificar a troca de atores no papel. A tradição segue desde os anos 1960 e Jodie Whittaker, a 13ª Doutora do cânone da série, representou a maior mudança, com fazendo o Doutor ser, pela primeira vez, uma mulher.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!