A vacina que age contra a Covid-19 foi muito esperada durante longos meses da pandemia e, atualmente, já é uma realidade em muitos países e se tornou motivo para comemoração. E, nesta quinta-feira (29), mais um marco da vacinação foi atingido.

De acordo com a agência de notícias AFP, mais de quatro bilhões de doses do imunizante já foram aplicadas. Sendo os três principais aplicadores: China com 1,6 bilhão, Índia com 451 bilhões e Estados Unidos com 343 milhões de vacinas aplicadas.

publicidade
vacina covid-19 coronavírus
Cerca de 4 bilhões de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas. Imagem: Fabio Rodriges Pozzebom/AgÇencia Brasil

A agência afirma que o quarto bilhão levou 30 dias para ser alcançando, um pouco mais demorado que os 26 dias utilizados para completar o terceiro bilhão de aplicações. No entanto, muito mais rápido que os 140 e 40 dias utilizados na aplicação do primeiro e segundo bilhão, respectivamente.

Os Emirados Árabes Unidos estão próximos de alcançar os 70% da população vacinada, assim como Uruguai e Bahrein que já atingiram 60%. Os três países lideram o ranking da aplicação da primeira e segunda dose da vacina contra a Covid-19 em nações com mais de um milhão de habitantes.

publicidade

A cada 100 habitantes, os Emirados Árabes Unidos já aplicou 168 doses, no Uruguai foram 137 e no Bahrein foram 134. Mais abaixo no ranking estão a China com 111 doses aplicadas, Estados Unidos com 104 e União Europeia com 103.

Leia também!

publicidade

Estima-se que cerca 52 doses já tenham sido aplicadas a cada 100 habitantes do planeta. Mas ainda existem países que não começaram a vacinação, são eles: Burundi, Eritreia e Coreia do Norte.

Vale ressaltar ainda a desigualdade na distribuição de vacinas. Países economicamente mais desenvolvidos possuem uma média de 97 vacinas contra a Covid-19 para cada 100 habitantes, enquanto os países de baixa renda registram apenas 1,6 doses para cada centena da população.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!