Um sério incidente com o módulo russo Nauka alterou a posição da Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quinta-feira (29). Cinco horas após se acoplar à estrutura, às 13h34 (horário de Brasília), o módulo inadvertidamente disparou seus propulsores e começou a “empurrar” a estação.

Minutos depois a ISS começou a perder o controle de atitude, responsável por manter sua orientação em relação à Terra. Algo preocupante, já que a orientação correta é necessária tanto para manter a comunicação com as antenas na Terra quanto para manter os painéis solares, responsáveis pela produção de energia elétrica, apontados para o Sol.

Módulo Nauka se acoplando à Estação Espacial Internacional. Imagem: Nasa
Módulo Nauka se acoplando à Estação Espacial Internacional. Imagem: Nasa

O controle de atitude foi perdido completamente às 13h42. Para compensar a aceleração, os propulsores do módulo de serviço da ISS foram acionados, seguidos dos propulsores de uma espaçonave de carga Progress que atualmente está acoplada à estação. O controle de atitude só foi recuperado às 14h29, quando o combustível dos propulsores do Nauka se esgotou.

Segundo o site Ars Technica, durante uma teleconferência com a imprensa, oficiais da Nasa não informaram qual era o clima na sala de controle da missão durante o incidente. Mas segundo Joel Montalbano, gerente do programa da Estação Espacial, “até você esgotar todos os seus planos de contingência, você não começa realmente a se preocupar. E não fizemos isso hoje”.

publicidade

Leia mais:

Segundo Montalbano, uma equipe de engenheiros da Nasa está estudando os efeitos da perda de controle sobre a estrutura da estação. Enquanto isso, engenheiros da agência espacial russa, a Roscosmos, estão avaliando o estado do módulo Nauka. Uma análise preliminar deve ser completada até o final desta sexta-feira.

O incidente forçou a Nasa e a Boeing a cancelar o lançamento da espaçonave Starliner em sua segunda missão de teste orbital, previsto para esta sexta-feira (30). Uma nova data ainda não foi divulgada e uma conferência de imprensa será realizada no final da tarde com mais informações.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!