A vacinação contra a Covid-19 está avançando, e muitos locais e eventos estão exigindo comprovante da imunização e/ou um teste negativo. Mas se eu já fui vacinado preciso fazer teste para coronavírus?

A resposta é sim! O motivo é que as vacinas não impedem completamente a transmissão do vírus e nem a pessoa vacinada de pegar a doença. O foco dos imunizantes atuais é evitar hospitalizações e mortes. Portanto, pessoas vacinadas ainda podem contaminar outras, o que torna o teste necessário.

publicidade

Além disso, com a variante Delta, mais contagiosa que a versão padrão da doença e que pode ser transmitida mesmo entre os vacinados, isso se torna ainda mais importante. Esse, inclusive, foi o principal motivo para a mudança nas orientações, já que inicialmente os vacinados eram considerados como tento baixíssimas chances de transmitir a doença.

Vacinados e testes de Covid-19

No entanto, essas regras podem variar em alguns estados brasileiros e outros países. No Egito, por exemplo, vacinado de fora pode entrar no país sem a necessidade de teste PCR. Aqui no Brasil, é possível que cada empresa adote seus próprios procedimentos para testarem de quem já recebeu a vacina.

Os testes de Covid-19 em quem já foi vacinado também são importantes para garantir o controle da doença. É de extrema relevância saber como o vírus se espalha entre pessoas que tomaram a vacina. O controle é necessário também para saber se alguma cepa é capaz de escapar completamente da proteção das vacinas.

Leia mais:

Para saber mais, acesse a reportagem no Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!