Como parte da aceleração dos testes para levar a nave Starship à órbita, a SpaceX conseguiu, em dois dias, acoplar a um foguete Super Heavy suas aletas de grade e 29 motores de propulsão Raptor. Segundo as informações divulgadas, a empresa de Elon Musk começou os trabalhos em 30 de julho.

O processo envolveu um remanejamento consideravelmente grande por parte da SpaceX, que realocou para sua estrutura em Boca Chica, no Texas, equipes baseadas em outras sedes da empresa, como a Califórnia, Flórida e outros locais. Embora fosse o desejo de Musk, o CEO, de finalizar esse processo de instalação antes do fim de julho, está claro que a SpaceX ainda segue em um ritmo bastante acelerado.

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Quebrando em números: no último dia 30, a SpaceX finalizou a construção do tanque superior de metano do Super Heavy número quatro (BN4), carregando-o à chamada “baia alta”, um hangar em Boca Chica. Horas mais tarde, o tanque foi devolvido ao armazém, onde os técnicos da empresa começaram a instalação de quatro aletas de grade — algo que foi finalizado um dia e meio depois.

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“Aletas de grade” — ou “aletas de ventilação em formato de grade”, se você prefere ser técnico — são dispositivos posicionados em veículos de propulsão, como mísseis militares e foguetes. Elas diferem das aletas planas, que tendem a ser maiores e mais rígidas, além do formato de grade permitir um recolhimento mais próximo do corpo do veículo onde elas estão acopladas, o que gera uma melhor portabilidade e facilita o armazenamento. A SpaceX começou a testar o formato em 2014, para o foguete Falcon 9, adotando-o em seguida em seus projetos futuros.

Diferentemente do que se vê na linha Falcon, que usa uma liga de titânio, a SpaceX construiu as aletas do foguete Super Heavy com aço soldado – basicamente, bem mais pesado, mas bem mais barato do que sua contraparte. Entretanto, essa configuração sacrifica o movimento de retração das aletas: uma vez acionadas, elas ficarão abertas 100% do tempo, ao contrário de outros modelos, onde elas são retráteis.

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Isso traz uma vantagem em direção a um objetivo mencionado por Elon Musk no passado: aletas abertas tornam o Super Heavy mais fácil de ser agarrado após a reentrada na Terra — cortesia da “baia alta” que mencionamos antes. Essa estrutura conta com dois braços mecânicos gigantescos que “pescam” o foguete reutilizável.

Depois que o tanque de metano foi posicionado no topo, um time de soldadores dedicou várias horas para juntar ambas as partes e deixar o Super Heavy em seu tamanho completo de 65 metros de altura. Paralelamente, a SpaceX entregou mais cinco propulsores Raptor, totalizando 18 produzidos nos últimos cinco dias.

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A fim de economizar tempo, a SpaceX decidiu instalar a aletas de grade e os motores Raptor antes das duas partes do corpo do Super Heavy B4 serem soldadas uma à outra. Em questão de horas, o foguete já contava com 12 motores Raptor prontos para instalação. O objetivo é o de completar todos os 29 motores antes de reposicionar o foguete em sua base de lançamento, o que Elon Musk disse que pode ocorrer “a partir de quinta-feira” (5).

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