A partir desta terça-feira (3), estudantes de todo o país que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que pretendem ingressar em uma universidade pública podem se cadastrar no segundo processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições, que são gratuitas, terminam na sexta-feira (6).

O Sisu é um sistema informatizado desenvolvido e administrado pelo Ministério da Educação. Seu objetivo é eleger alunos para instituições públicas de ensino superior a partir das notas obtidas no Enem. Os candidatos com melhor classificação serão selecionados para a universidade escolhida, de acordo com suas notas no exame.

Segundo a Agência Brasil, os estudantes interessados em realizar o cadastro no Sisu 2021.2 devem ter obtido nota maior que zero na redação do último Enem. Além disso, as vagas não estão disponíveis para aqueles que fizeram o exame na condição de treineiro, que compreende os alunos que vão concluir o ensino médio após o ano letivo de 2021 e que participaram da prova para fins de autoavaliação de conhecimentos.

Vale lembrar que as inscrições para as novas vagas do Sisu são gratuitas, necessitando apenas de um cadastro na página do sistema.

publicidade
Estudantes que realizaram o último Enem, exceto aqueles que participaram na condição de treineiro, poderão se cadastrar para as novas vagas do Sisu a partir da próxima terça (3). Inscrições são gratuitas e terminam na sexta (6). Créditos: Julio Ricco/Shutterstock

No site do Sisu é possível consultar as vagas disponíveis para as instituições de ensino públicas relacionadas. Para o cadastro, o candidato deve escolher até duas opções de curso, que podem ser alteradas durante o período de inscrição, que termina na sexta-feira (6). Essa escolha pode ser feita por meio de uma busca por universidades, cidades ou mesmo dos próprios cursos de interesse.

Conforme o cronograma divulgado pelo ministério, os resultados da seleção para o Sisu 2021.2 serão divulgados no dia 10 de agosto. Já as matrículas junto às universidade começam no dia 11 e se encerram no dia 16 de agosto. Também nesse período, serão abertas inscrições para a lista de espera de vagas remanescentes para aqueles que não conseguiram ingressar no período regular. O anúncio para os contemplados nessa lista acontece no dia 18.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!