Não é novidade que a hidratação é essencial durante o verão e épocas de grande calor, no entanto, muitas pessoas se esquecem que hidratar o corpo durante as ondas de frio, o que também é importante para a saúde.

É fato que o calor aumenta o suor e, consequentemente, a sede, o que faz as pessoas lembrarem de tomar água.

publicidade
Hidratação é fundamental mesmo em dias de frio. Imagem: Shutterstock/Reprodução

O fisiatra e nutrólogo Fabrício Buzatto explica que o corpo humano no frio age como se estivesse dentro de uma piscina, fazendo com que o organismo concentre a circulação do sangue nos vasos centrais e pareça que o corpo está cheio de água.

“O corpo reage dessa forma ao contrair os vasos para baixar a temperatura da pele e preservar o calor”, explica o médico.

Buzzato afirma que é necessário beber água mesmo quando não há sede e que a quantidade varia de acordo com o peso e nível de atividade física que tenha sido exercida.

A nutricionista Natalia Barros alerta que a sede não é o único sinal da necessidade de repor a hidratação do corpo. A médica aponta que sintomas como dor de cabeça, boca seca, intestino preso, irritabilidade e ressecamento da pele também são comuns.

Leia também!

Outro bom indicativo é a urina,. Se mais espessa e escura é importante reforçar a hidratação. É considerado saudável a urina cada vez mais próxima ao transparente.

Barros relata que a água não é a única fonte de hidratação do corpo humano. A nutricionista indica chás naturais e frutas que contenham muita água na composição para lanches da manhã e da tarde.

Para saber quantos litros de água você deve ingerir por dia, a conta é simples. É estimado que 35ml de água seja ingerido por cada quilo de seu peso, então, basta multiplicar 35ml pelo seu peso. Por exemplo, alguém com 75kg deve ingerir, em média, 2,6 litros de água por dia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!