A Boeing divulgou uma nota na noite desta terça-feira (3) com mais informações sobre o novo adiamento do lançamento da Missão de Teste de Voo Orbital 2 (OFT-2), que levará a cápsula CST-100 Starliner para a órbita da Terra. Segundo a empresa, ainda não há uma nova data para o lançamento da Starliner, e eles estão trabalhando para entender o que causou a falha de hoje.

O lançamento da Starliner foi cancelado pela segunda vez consecutiva. Desta vez, a alegação foi de indicadores inesperados da posição de válvulas no sistema de propulsão. De acordo com a Boeing, os problemas foram detectados pela primeira vez durante checagens, depois que tempestades elétricas atingiram o Centro Espacial Kennedy, na última segunda-feira (2).

publicidade

No comunicado, a Boeing informou que as equipes de engenharia já fizeram testes com as válvulas do sistema de propulsão do Módulo de Serviço com o Starliner e o Atlas V na plataforma de lançamento. Com isso, várias causas em potencial para a falha foram descartadas, entre elas, um problema de software.

Não sai na quarta

Porém, ainda é necessário um tempo adicional para a conclusão da avaliação. Por isso, a Nasa e a Boeing já confirmaram que o lançamento não vai ocorrer nesta quarta-feira (4), como originalmente esperado. O vice-presidente do Commercial Crew Program da Boeing, John Vollmer, disse que pretende deixar os dados conduzirem todo o trabalho das equipes da empresa e da agência espacial dos EUA.

“Nossa equipe trabalhou diligentemente para garantir a segurança e o sucesso desta missão, e não lançaremos até que nosso veículo tenha um desempenho normal e nossas equipes estejam confiantes de que ele está pronto para voar”, disse Vollmer em um comunicado da empresa à imprensa.

Leia mais:

Nesta noite, a espaçonave será desligada e a cápsula será levada de volta para a Instalação de Integração Vertical nesta quarta-feira (4) para mais inspeções e testes que determinarão as próximas etapas. Segundo a Boeing, todas as atualizações serão fornecidas assim que eles e a Nasa tenham qualquer novidade.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!