Ao explorar a Cratera Gale em Marte, o veículo de exploração Curiosity) se deparou com uma formação rochosa curiosa: um pequeno arco de 16,5 centímetros (cm) que, a julgar pelo formato, poderia vir abaixo apenas com um vento mais forte. Entretanto, por alguma razão, ele se mantém firme na estrutura montanhosa onde foi encontrado.

O fato gerou graça entre os cientistas que pilotam o rover aqui na Terra, com alguns referindo-se à formação como “caprichosa”. Isso porque a Cratera Gale é conhecida por ser uma área amplamente afetada por ventos fortes e alto volume de poeira e outras partículas levantadas por eles.

Leia também

Imagem mostra formação rochosa "caprichosa" vista em Marte pelo rover Curiosity
Formação rochosa estranha é bem pequena, mas por alguma razão resiste aos ventos fortes e à gravidade de Marte sem se mover. Imagem: NASA/JPL-Caltech/Divulgação

“Alguns enxergam uma cobra, outros enxergam chifres, e outros veem uma fita de DNA, mas pelo menos por enquanto, o que eu vejo é um excelente mosaico nessa edificação estranha, provavelmente [vinda] da erosão diferencial nas rochas alteradas”, disse a geologista especialista em Marte, Gwénaël Caravaca.

publicidade

Já a geologista Michelle Minitti afirmou que a estrutura provavelmente é feita de material resistente à erosão, o que corrobora a sua resistência fora do comum para uma formação rochosa de diminuto tamanho.

Até o momento, ninguém arriscou dar um nome para a formação rochosa vista pelo Curiosity. O mesmo não pode ser dito da comunidade de fãs do outro rover, o Perseverance, que recentemente viu o que ficou conhecido como “a Pedra do Cofrinho”.

Se com esse nome, você lembrou da situação nada agradável que ocorre com suas calças quando você se abaixa demais, então parabéns: você adivinhou o contexto e serve de prova que a mentalidade da quinta série dos seres humanos chegou em Marte.

Vamos deixar a imagem falar por si:

Imagem mostra a "pedra do cofrinho", uma rocha vista em Marte pelo rover Perseverance e que recebeu o apelido carinho da comunidade de fãs
“Moço, com licença, mas poderia ajeitar suas calças?”, disse o rover Perseverance, presume-se. Imagem: NASA/JPL-Caltech/Divulgação

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!