Uma placa de rede sem fio, disponível de fábrica nos notebooks e em alguns modelos de desktops, permite que o usuário utilize a internet de qualquer lugar da casa sem se preocupar com cabos extras.

Quem utiliza o Windows 10 na sua máquina, pode encontrar as configurações de gerenciamento de rede sem fio de diferentes maneiras. Neste tutorial, vamos tratar especificamente de quatro delas: usando a barra de tarefas; nas configurações do sistema; utilizando o Painel de Controle e, por fim, para os usuários mais avançados, usando algumas linhas de comando no Prompt de Comando.

Como se conectar a uma rede Wi-Fi usando a barra de tarefas

1. Primeiro, clique no ícone de Rede no canto inferior direito da barra de tarefas. Agora, selecione qual a rede sem fio deseja se conectar.

2. Em seguida, clique em Conectar (se não encontrar nenhum ponto de acesso sem fio na lista, pode ser que a sua placa de rede esteja desligada, clique no botão ‘Wi-Fi’ para ativá-la).

publicidade

3. Confirme a chave de segurança da rede e clique no botão ‘Avançar’ para finalizar a solicitação.

Uma dica: Não esqueça de marcar a opção ‘Conectar automaticamente’ para não ter que digitar a senha manualmente sempre que tiver que se conectar.

Como agendar a conexão de uma rede Wi-Fi no Windows 10

O Windows 10 também pode reconectar um dispositivo automaticamente após o usuário desligar a sua placa de rede sem fio.

Para configurar essa funcionalidade, clique novamente no ícone de rede e no botão ‘Wi-Fi’ para desligar temporariamente a conectividade sem fio do computador.

No menu, selecione quando deseja que o sistema se reconecte automaticamente. As opções são: ‘Manualmente’; ‘Em 1 hora’; ‘Em 4 horas’ e ‘Em 1 dia’.

Vale destacar que o PC só conseguirá se conectar automaticamente às redes que você já se conectou anteriormente.

Conectar à rede Wi-Fi usando o menu de configurações

Usando o menu de configurações ‘Rede e Internet’, você também pode adicionar redes sem fio manualmente no Windows 10. Para isso, siga os passos abaixo:

1. Abra as Configurações (ícone de engrenagem no menu iniciar), clique em ‘Rede e Internet’, ‘Wi-Fi’. Em seguida, clique na opção ‘Gerenciar redes conhecidas’.

2. Clique no botão ‘Adicionar uma nova rede’, digite o nome da sua rede Wi-Fi e use o menu suspenso para selecionar qual o tipo de segurança utilizado. Geralmente nos roteadores modernos a opção padrão é a ‘AES WPA2-Personal’.

Confirme a senha da rede e marque a opção ‘Conectar automaticamente’. Finalize o processo clicando no botão ‘Salvar’.

Conectar a uma rede Wi-Fi usando o Painel de Controle

O primeiro passo é abrir o Painel de Controle. Pressione a tecla Windows, digite ‘painel de controle’ na barra de busca e clique em ‘Abrir’.

1. Clique em ‘Rede e Internet’, ‘Central de Rede e Compartilhamento’ e na opção ‘Configurar uma nova conexão ou rede’.

2. Selecione a opção ‘Conectar-se manualmente a uma rede sem fio’ e clique no botão ‘Avançar’.

3. Em seguida, preencha os dados com o nome (SSID) da rede e use o menu para selecionar o tipo de segurança da rede. Por fim, digite a senha e marque a opção ‘Iniciar esta conexão automaticamente’.

4. Clique no botão ‘Avançar’ para concluir o processo.

Leia mais:

Conectar a uma rede Wi-Fi usando o Prompt de Comando

Por fim, mais uma alternativa é usar algumas linhas de comando no Prompt de Comando para se reconectar a uma rede sem fio no Windows 10.

Para isso, abra o menu iniciar (ou use a tecla Windows), digite prompt de comando e clique na opção ‘Executar como administrador’.

Agora, digite o seguinte comando (sem as aspas) para visualizar os perfis das redes disponíveis e depois pressione tecle Enter: “netsh wlan show profile

Digite o segundo comando para se reconectar a uma das redes sem fio disponíveis e pressione Enter: “netsh wlan connect ssid=NOME-DA-REDE name=PERFIL-DA-REDE

Lembre-se de especificar exatamente o nome (SSID) da sua rede e o nome do perfil. No exemplo acima, o comando final ficou como: “netsh wlan connect ssid=youshallnotpass name=youshallnotpass

Após concluir as duas etapas, o prompt confirmará que o seu dispositivo se conectou à rede sem fio especificada com a mensagem “Solicitação de conexão concluída com êxito”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!