Lembra quando, em 2019, a lenda Martin Scorsese começou uma grande polêmica nos bastidores de Hollywood ao criticar, abertamente e sem papas nas língua, os filmes de heróis – especialmente os do Marvel Studios – e dizer que “não eram cinema”?. Na época, várias pessoas defenderam as produções, enquanto outras ficaram ao lado do cineasta e, bem, a discussão está de volta graças a James Gunn, diretor de ‘Guardiões da Galáxia’ e de ‘O Esquadrão Suicida’.

Em nova entrevista ao podcast Happy Sad Confused, ele disse concordar, em princípio, com muitos pontos de Scorsese, mas também comentou que o cineasta por trás de ‘Taxi Driver’ e outros vários longas icônicos “nunca viu seus filmes”. E mais: Gunn acredita que ele fez tais comentários na época só “para chamar a atenção” ao seu próprio filme, ‘O Irlandês’.

publicidade

“Acho que parece muito cínico que ele continue se manifestando contra a Marvel, já que isso é a única coisa que gera atenção para seu filme. Ele continuou falando contra a Marvel para ter mais pessoas falando sobre seu filme. Ele criou o longa na sombra das produções da Marvel, então ele usou isso para ganhar atenção para algo que não estava tendo a atenção que ele queria”, iniciou o diretor de 54 anos.

Diretor de O Esquadrão Suicida e Guardiões da Galáxia considera que cineasta foi “cínico”. Imagem: Jaguar PS / Shutterstock.com

Gunn, obviamente, aclamou o lendário cineasta com mais de 50 anos de carreira e declarou, sem deixar o tom de crítica, que admira o trabalho de Scorsese, “um dos maiores cineastas que já existiu”, e que concorda com muitos pontos das críticas dele aos filmes de super-heróis. “Há muitos filmes espetáculo sem coração, sem alma, por aí. Isso não reflete o que deveria estar acontecendo na indústria”, afirmou.

publicidade

“Eu não consigo nem contar quantas vezes falei com diretores antes de eles irem até um grande estúdio fazer um filme gigante, e disse: ‘Hey, estamos nessa juntos, vamos fazer algo diferente com esses filmes grandes. Vamos fazer com que eles sejam algo diferente daquilo que veio antes’. Mas, depois disso, eles iam trabalhar e tinham que ceder a todas as demandas dos estúdios, e então ficavam enojados, francamente, com tudo isso”, continuou a mente por trás da renovação de ‘O Esquadrão Suicida’, apontando que não levou as críticas de Scorsese para o pessoal. “Muito do que ele disse foi bom, e além disso… Ele não viu os meus filmes. Ele não sabe como são os meus filmes”, completou

Gunn x Scorsese: as declarações polêmicas de 2019

James Gunn entende críticas de Scorsese, mas rebate: "Não viu meus filmes". Imagem: taniavolobueva / Shutterstock.com
James Gunn entende críticas de Scorsese, mas rebate: “Não viu meus filmes”. Imagem: taniavolobueva / Shutterstock.com

No fim de 2019, em meio às promoções de ‘O Irlandês’, Martin Scorsese declarou que os filmes da Marvel “não são cinema” durante uma entrevista e, em seguida, como forma de opinião em um artigo para o jornal New York Times.

publicidade

No texto, o lendário cineasta afirmou que a situação atual de Hollywood é comparável ao dilema do “ovo e da galinha”, pois quanto mais os estúdios produzem aquilo o que o público que consumir, mais os espectadores se acomodam com a “falta de riscos” apresentada pelos cineastas. Em sua, a opinião foi baseada na forma de se consumir e produzir franquias – algo cada vez mais dominantes nas salas de cinema atuais e “engolindo” trabalhos originais.

Em sua conclusão, Socrsese ainda declarou que o cenário atual de Hollywood se tornou inóspito para “quem sonha em fazer filmes ou está começando a carreira agora”.

publicidade

Leia mais:

Fonte: Screenrant

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!