O Facebook reconheceu nesta quarta-feira (4) que o bloqueio da conta oficial da velocista Elaine Thompson-Herah – a mulher mais rápida do mundo e medalhista de ouro nas Olímpiadas de Tóquio – no Instagram ocorreu devido a um engano.

No Twitter, a velocista conta que foi impedida de acessar sua página depois que postou vídeos de suas corridas vitoriosas nos Jogos Olímpicos.

O porta-voz da empresa diz que, embora a remoção do conteúdo seja necessária devido a direitos autorais, a suspensão foi aplicada incorretamente.

Leia mais:

publicidade

A jamaicana Elaine Thompson-Herah foi para Tóquio com o objetivo de defender os dois títulos conquistados na Rio 2016. E conseguiu, acumulando quatro ouros olímpicos nos dois Jogos. No entanto, ao tentar compartilhar imagens das competições mais recentes com seus 310 mil seguidores no Instagram, a velocista teve sua conta bloqueada por violação de direitos autorais.

Um porta-voz do Facebook, que responde legalmente pelo Instagram, admitiu que o bloqueio de Thompson-Herah foi um erro, mas confirma que a remoção do conteúdo compartilhado por ela era mesmo necessária.

Quatro vezes campeã Olímpica, a jamaicana Thompson-Herah teve sua conta bloqueada ao tentar publicar vídeos das últimas conquistas. Facebook diz que a restrição foi um erro, mas alerta que as imagens violam direitos de transmissão. Créditos: Vittorio Atsman

Parece curioso que uma pessoa viole as regras de direitos autorais ao compartilhar fotos de si mesma em seu perfil. Acontece que a permissão para vinculação dessas imagens oficiais pertencem às Emissoras Detentoras dos Direitos (RHBs) e isso inclui também a distribuição nas redes sociais. Os atletas, então, são convidados a compartilhar o conteúdo creditado pela emissora em suas contas.

De maneira apaziguadora, o Comitê Olímpico Internacional (COI) disse que a retirada de conteúdo sem autorização das redes sociais é um processo automático. O órgão receberá mais de US$ 4 bilhões de direitos de transmissão pelo período que inclui os Jogos de Inverno de Pyeongchang, realizado em 2018, e a Olimpíada de Tóquio. No entanto, grande parte da arrecadação é revertida ao evento e ao apoio a esportes e atletas.

De volta a sua conta, Thompson-Herah postou stories com emojis sorridentes, informando que o erro do Facebook já havia sido corrigido.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!