As políticas do Reino Unido que definem medidas nutricionais como redução de sal, açúcar e calorias não levaram melhorias gerais quando o assunto é o valor nutricional dos produtos alimentícios. Uma pesquisa avaliou os alimentos produzidos pelas dez maiores empresas de alimentos e bebidas ao longo de um período de quatro anos e assim, recomendou que novas medidas políticas sejam tomadas para apoiar os consumidores a comer de forma mais saudável.

A má alimentação está associada a doenças crônicas e complicações para os indivíduos, afetando também os sistemas de saúde. A Public Health England (PHE) introduziu medidas nutricionais de reformulação voluntária focadas em sal, açúcar e calorias para encorajar mudanças pelos fabricantes. 

publicidade

A Dra. Lauren Bandy e seus colegas do Departamento de Saúde da População de Nuffield, da Universidade de Oxford, avaliaram como a qualidade nutricional dos produtos mudou ao longo do tempo. Sendo assim, eles identificaram os dez principais fabricantes de alimentos e bebidas do Reino Unido e suas marcas, usando um modelo de perfil de nutrientes estabelecido para analisar os dados de composição de nutrientes para cada item por quatro anos consecutivos: 2015, 2016, 2017 e 2018. 

A equipe não encontrou nenhuma mudança na pontuação do perfil nutricional dos produtos ao longo do tempo, embora uma empresa, a Kelloggs, tenha mostrado uma pequena melhoria geral, impulsionada pela redução do açúcar em dois produtos: Coco-pops e Special K.

publicidade

Leia mais:

Isso porque houve um pequeno aumento no número de produtos classificados como saudáveis, 46% em 2015 a 47% em 2018, e um aumento nas vendas que foram consideradas saudáveis, 44% em 2015 a 51% em 2018. Isso se se deve provavelmente às reduções no teor de açúcar de alguns refrigerantes, seguindo uma taxa do setor introduzida em 2018. Das cinco principais marcas vendidas por cada uma das dez empresas, apenas seis melhoraram sua pontuação de medidas nutricionais em 20% ou mais. 

publicidade

“Nosso estudo mostra que é possível monitorar a salubridade geral dos portfólios de produtos da empresa e alterar os gráficos ao longo do tempo. Vimos poucas evidências de que as metas atuais recomendadas tenham feito um diferença significativa e acreditamos que sem mais ações políticas e um sistema de monitoramento e avaliação transparente, é improvável que haja mudanças significativas”, afirmou Dra. Lauren Bandy.

Fonte: Medical Xpress

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!