A alemâ DHL, gigante global do setor de logística, firmou uma nova parceria com a fabricante israelense de aviões elétricos Eviation. A empresa encomendou doze aeronaves para a sua frota. A meta da companhia é construir a primeira rede de entregas totalmente elétrica.
A novidade foi anunciada nesta terça-feira (3). A aeronave escolhida foi a ‘Alice’. Segundo o The Next Web, as unidades serão entregues até 2024. A ‘Alice’ é um pequeno avião elétrico com nove lugares, projetada tanto para transportar passageiros como carga.

Ela pode ser pilotada por um único piloto e conta com capacidade para transportar até 1.200 kg. Outra vantagem importante é que a aeronave precisa de apenas 30 minutos de recarga por cada hora de voo, além de possuir um alcance máximo de 815 km.
Leia mais:
- Mais de 40 cursos profissionais estão com inscrições abertas no IGTI; prazo para inscrições se encerra logo
- Omie levanta R$ 580 mi em rodada liderada pelo SoftBank; objetivo é ser o ‘internet banking’ dos negócios
- Coffee coin chega com força em plena geada que afeta plantações de café
A Eviation afirma que espera realizar o voo inaugural de Alice ainda este ano. A empresa é uma das várias que buscam eletrificar o segmento de viagens aéreas no futuro. Uma medida que além de reduzir o consumo de energia, também diminuirá os custos operacionais e as emissões de CO₂ na atmosfera.
John Pearson, CEO da DHL Express, declarou que acredita em um futuro com logística de emissão zero: “Encontramos o parceiro perfeito (a Eviation), pois eles compartilham nosso propósito. Juntos decolaremos para uma nova era de aviação sustentável.”
A colaboração faz parte de um investimento de US$ 8,3 bilhões do Grupo Deutsche Post DHL para reduzir as emissões de gases até 2030. A meta da companhia é tornar-se totalmente livre de carbono até 2050.
Táxi aéreo elétrico completa voo de 240 km nos EUA
A Joby Aviation foi outra companhia que anunciou no fim de julho que atingiu um novo marco no desenvolvimento de sua aeronave elétrica: completar um percurso de 240 quilômetros com apenas uma carga de bateria.
Recentemente adquirida pela divisão de táxi aéreo do Uber, a Joby espera iniciar a operação de serviço comercial em 2024. Sua aeronave chamada Joby é uma mistura de um helicóptero e um avião. Ela pode decolar e pousar verticalmente e transporta até cinco passageiros.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!