Nesta quinta-feira (5), a SpaceX transportou o protótipo da nave estelar Starship conhecido como SN20 para sua plataforma de lançamento, enquanto se prepara para um ambicioso teste orbital.

O SN20 deixou sua instalação de produção perto da vila de Boca Chica, no sul do Texas, para chegar à plataforma de lançamento – lá se juntando ao foguete Super Heavy, também chamado de Booster Number 4 (BN4). O evento foi transmitido ao vivo.

Tweet de Elon Musk mostrando os preparativos para o voo orbital de teste do protótipo SN20 da Starship a bordo do Booster 4

A SpaceX espera realizar ainda neste ano um voo orbital de teste (OTF, Orbital Test Flight) com o Super Heavy. 

Conheça o plano de voo orbital da SpaceX para o protótipo da Starship a bordo do Super Heavy

Com 70 m de altura, o BN4 logo passará por uma série de testes de pressurização e motor. Se tudo correr dentro do previsto, o foguete estará então preparado para enviar o SN20 em uma viagem ao redor do mundo. No entanto, não está claro quando o foguete será lançado, visto que a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA está realizando uma  revisão ambiental das operações de lançamento da nave, e não se sabe quando isso vai terminar. 

publicidade

Leia mais:

O plano de vôo orbital prevê que o Booster 4 caia no Golfo do México, a cerca de 32 quilômetros da costa, poucos minutos após o lançamento. O SN20 continuará rumo ao espaço, fará uma órbita ao redor da Terra e descerá no Oceano Pacífico cerca de 90 minutos após a decolagem, perto da ilha havaiana de Kauai.

A Nasa selecionou recentemente a Starship como o módulo de pouso tripulado para seu programa Artemis, que planeja levar humanos à Lua no fim desta década, além de servir também para transportar cargas úteis para outros destinos do sistema solar.

SN20 é a abreviação de “Serial No. 20”, e trata-se do mais recente de uma gama de protótipos da série Starship.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!