A Marinha dos Estados Unidos está trabalhando no desenvolvimento de um drone militar capaz de voar por 90 dias seguidos. A aeronave batizada de Skydweller é coberta por painéis solares , o que permite uma enorme economia nos custos de operação e facilita missões de monitoramento e reconhecimento.

A empresa aeroespacial Skydweller Aero, que é metade norte americana e metade espanhola aposta que o drone representa um grande avanço para aeronaves que usam energia renovável.

publicidade

O avião é baseado no modelo Solar Impulse 2, uma aeronave solar tripulada que deu uma volta ao mundo entre 2015 e 2016. A empresa converteu o projeto no Skydweller removendo o assento do piloto para ter maior alcance e volume de carga, além de fazer atualizações e ajustes.

O resultado das alterações foi um drone militar com uma envergadura de cerca de 72 metros, coberta por 269 metros quadrados de células fotovoltaicas, o que pode gerar até dois quilowatts de energia. Além disso, a aeronave vai carregar mais de 360 quilos de equipamento de radar e câmera.

publicidade

O próximo passo é tornar o Skydweller totalmente autônomo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!