As cobras são alguns dos predadores mais vorazes da natureza e, apesar de sua digestão lenta, a depender do tamanho, elas podem devorar desde camundongos até bezerros. As aranhas, por sua vez, aterrorizam mais os insetos e, também dependendo do tamanho, pequenos lagartos e sapos. Porém, algumas aranhas têm gostos mais, digamos, perigosos e comem, acredite, cobras.

E a prevalência de aranhas que comem cobras é bem maior do que se imagina, e alguns aracnídeos devoram répteis com até 30 vezes o seu tamanho. Um exemplo disso é a redback australiana, que tem o tamanho de uma pastilha para dor de garganta, mas pode abater cobras marrons orientais, que além de bem maiores que elas, estão entre as mais venenosas do mundo.

Teias grudentas

Uma viúva marrom comendo uma coral
Uma aranha viúva marrom comendo uma cobra coral. Crédito: Daniel Crook/Redes Sociais

Para caçar suas presas, as redbacks usam suas teias, que são enormes emaranhados de fios, bastante longos e pegajosos que ficam pendurados no chão. Quando uma cobra se enrola na teia, a aranha despeja mais fios para subjugar sua vítima e, logo em seguida, desfere uma picada tóxica contra a presa para matá-la.

“Acho legal que as minúsculas aranhas vermelhas australianas possam matar cobras marrons”, diz o biólogo especializado em aranhas da Universidade de Basel, na Suíça, Martin Nyffeler.. “[É] muito fascinante e um pouco assustador”, completa o especialista. Porém, apesar de serem as mais notáveis, as redbacks não são as únicas aranhas que comem cobras.

publicidade

Fenômeno comum

Uma tarântula se alimenta de uma cobra jararaca na América do Sul
Uma tarântula se alimenta de uma cobra jararaca na América do Sul. Crédito: Rick West/Redes Sociais

Atualmente, são conhecidas pelo menos 11 famílias diferentes de aranhas que se alimentam de cobras, segundo relatos de um novo estudo conduzido por Nyffeler e o herpetologista do campus de Athens da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, Whit Gibbons. Os resultados foram publicados na edição de 11 de maio do The Journal of Arachnology.

Segundo os pesquisadores, existem relatos de cobras que comem aranhas em diferentes lugares ao redor do mundo, com menções em diferentes fontes, que vão desde publicações científicas até vídeos nas redes sociais e no YouTube. A maioria dos relatos veio dos Estados Unidos e da Austrália, mas essas aranhas vivem em todos os continentes, com exceção da Antártica.

Não é o “arroz com feijão”

As aranhas mais bem-sucedidas na arte de comer cobras são as viúvas e as redbacks, tanto as da Austrália quanto as dos Estados Unidos, o que é curioso, já que essas aranhas são bem pequenas, sendo entre 10 e 30 vezes menores do que as cobras que comem. Já as presas, vinham de sete famílias, que incluem algumas bastante venenosas, como corais, cascavéis e jararacas.

Leia mais:

Depois que as cobras morrem, as aranhas usam enzimas para transformar partes moles do corpo das presas em uma espécie de sopa, que é sugada para o estômago dos aracnídeos. A maioria das cobras estudadas, porém, têm as cobras como um “quitute”, que só comem de vez em quando, no entanto, as tarântulas sul-americanas comem quase que exclusivamente cobras e sapos.

Com informações do Science News

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!