A Nasa iniciou os preparativos para o lançamento da primeira missão do projeto Lucy, que vai explorar os asteroides troianos de Júpiter. A espaçonave, que será lançada em outubro, chegou até o Centro Espacial Kennedy (KSC), no estado norte-americano da Flórida, na última sexta-feira (30). Agora, o veículo está na sala limpa da Astrotech, empresa que presta serviços à Nasa, onde será preparado para seu lançamento.

A data prevista para o lançamento da missão aos asteroides troianos de Júpiter é 16 de outubro, e estima-se que a janela de lançamento da missão seja de 23 dias. Até essa data, a espaçonave passará por testes finais e abastecimento, até ser finalmente transferida para uma plataforma de lançamento no KSC.

publicidade
Chegada da espaçonave do projeto Lucy ao KSC
Chegada da espaçonave do projeto Lucy ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Crédito: Kim Shiflett/Nasa

O lançamento da missão já deveria ter ocorrido, mas foram necessárias alterações no cronograma em razão da pandemia da Covid-19. De acordo com a gerente do projeto Lucy, Donya Douglas-Bradshaw, ver onde o projeto se encontra neste momento em comparação com o que aconteceu um ano atrás é motivo de orgulho para toda a equipe de pesquisa.

Missão inédita

O projeto Lucy será a primeira missão espacial a explorar uma população diversificada de pequenos corpos rochosos conhecidos como asteroides troianos de Júpiter. Esses asteroides são resquícios do início do nosso sistema solar que ficaram presos na órbita de Júpiter.

publicidade

A missão Lucy deve durar 12 anos e explorar um número recorde de asteroides. Para isso espera-se que ela sobrevoe um asteroide do cinturão principal e sete asteroides troianos. Para chegar ao KSC, a espaçonave foi transportada da Base da Força Espacial Buckley, localizada em Aurora, no Colorado, a bordo de um avião de carga C-17, da Força Aérea dos Estados Unidos.

Leia mais:

publicidade

O projeto foi desenhado e construído pela Lockheed Martin Space, nas instalações da empresa em Littleton, também no Colorado. Após a transferência para a Astrotech, foi confirmado que a nave chegou em boas condições. Agora, além de abastecimento, a nave passará por testes de instrumentos e motores, de software e de propulsão, entre outros.

Com informações do Phys

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!