A pandemia da Covid-19 forçou as salas de cinema a fecharem por bastante tempo e depois reduzirem suas capacidades. Mas, agora, outro problema bate à porta desses lugares: o lançamento simultâneo dos novos filmes nas plataformas de streaming. Por isso, a Associação Nacional de Proprietários de Cinemas dos Estados Unidos entendem que as estreias vão mudar.

“Embora o lançamento simultâneo fosse necessário para colocar filmes nos cinemas durante a pandemia, também sabemos que é canibal. As pessoas ficarão em casa assistindo ao filme em seu serviço de streaming, em vez de irem ao cinema, se tiverem essa opção”, disse John Fithian, presidente e CEO da associação.

Leia mais:

Além dessa canibalização, os proprietários de cinemas veem os lançamentos simultâneos como um péssimo modelo de negócios para o setor como um todo. Os ingressos ficam encalhados e a versão digital no mesmo dia em que o filme chega aos cinemas “agrava e acelera a pirataria”, lista Fithian.

publicidade

Assim, a associação quer tentar convencer os estúdios de Hollywood a parar de lançar os filmes nos serviços de streaming ao mesmo tempo que estreiam nos cinemas. O maior exemplo disso é recente. ‘Viúva Negra‘ estreou simultaneamente nas telonas e no Disney+, via Premier Access, há cerca de um mês. Mesmo com uma estreia recorde para um evento durante a pandemia, a queda nas bilheterias logo em seguida foi gigante: 70%.

Como votar no Olhar Digital no segundo turno do Prêmio Influency.me

A companhia do Mickey Mouse ainda se viu alvo de um processo da atriz Scarlett Johansson, protagonista do longa, que alega ter perdido parte do seu salário com o lançamento simultâneo, já que receberia proporcionalmente junto às bilheterias. Os argumentos da profissional são compartilhados pela associação, destacou John Fithian.

Marvel Studios/Divulgação
Scarlett Johansson processou a Disney. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

“Diretores, atores, estamos conversando com todos porque compartilhamos as mesmas preocupações. Não achamos que a comunidade criativa está fazendo isso simplesmente porque ama a experiência da tela grande. É sobre o que é melhor para os resultados financeiros de todos”, acrescentou o presidente.

A Warner Bros. sinalizou que, mesmo com os lançamentos de 2021 simultâneos no HBO Max, terá janelas exclusivas para os produtos em 2022. Universal, Sony, Paramount e Lionsgate também vão ter algum tipo de exclusividade para o cinema. Até a Netflix ofereceu algumas vitrines exclusivas para seus filmes, mesmo tendo um modelo diferente das companhias tradicionais.

Por enquanto, a Disney é mesmo a companhia que mais dá dor de cabeça à associação.

Via: Variety

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!