Para a tristeza dos fãs de esportes (e até de quem está só de passagem) e para alegria dos relógios biológicos, os Jogos Olímpicos Tóquio-2020 estão pertinho de acabar. A Olimpíada realizada este ano por causa da pandemia da Covid-19 marcou, além de um melhor desempenho do Brasil no quadro de medalhas, a primeira vez em que as disputas esportivas foram disponibilizadas em 8K, via streaming, fora do Japão.

A demonstração foi feita no Brasil, através do aplicativo do Globoplay, em modelos de televisores compatíveis com a tecnologia. Além de competições de natação, judô e tênis de mesa, por exemplo, há ainda clipes da cerimônia de abertura. Esses trechos das apresentações também serão disponibilizados no evento de encerramento da Tóquio-2020.

publicidade

Leia mais:

A Globo também vem testando o uso da tecnologia em outros produtos de esporte e dramaturgia. No caso dos conteúdos em 8K dos Jogos Olímpicos, a emissora processa o material junto à Intel e, em seguida, disponibiliza no Globoplay, de modo experimental. O canal destaca que é um “esforço de pesquisa da TV do futuro para residências que passam a fazer parte do teste de tecnologia”.

publicidade
A natação, esporte em que Bruno Fratus conseguiu o bronze nos 50 metros livre, foi disponibilizada em 8K. Imagem: Jonne Roriz/COB

Como votar no Olhar Digital no segundo turno do Prêmio Influency.me

O 8K é, atualmente, o padrão mais avançado em qualidade de imagem, perceptível ao olho humano. A resolução é 16 vezes superior ao HD (alta definição) e 4 vezes superior ao 4K. A cobertura dos Jogos Olímpicos Tóquio-2020 com esta qualidade de imagem é resultado de uma coprodução entre a OBS (Olympic Broadcasting Services) e a NHK – TV pública japonesa.

publicidade

A Olimpíada, que aconteceria em 2020, começou no dia 23 de julho de 2021 e segue até este domingo (8). É a segunda vez que o Japão sedia os Jogos de Verão. A anterior foi também em Tóquio, em 1964. O país já sediou também os Jogos Olímpicos de Inverno duas vezes, em Sapporo 1972 e depois em Nagano 1998.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!