Nem sempre é preciso memorizar ou manter uma cópia impressa das suas credenciais de rede sem fio por perto. É possível acelerar e modernizar esse processo compartilhando as suas informações de login pelo Android. Confira como acessar essa funcionalidade no seu dispositivo.

Como compartilhar a senha do Wi-Fi no Android

Caso tenha um celular Android que rode o Android 10 ou mais recente, o seu telefone conseguirá gerar um QR code que compartilha o acesso da sua rede sem fio. O QR Code é uma evolução do antigo código de barras. Ele consiste em um gráfico 2D que pode ser lido pelas câmeras da maioria dos celulares (alguns modelos ainda requerem aplicativos específicos para isso).

Apesar da configuração mudar ligeiramente de aparelho para aparelho, os passos são basicamente os mesmos.

1. Primeiro acesse as configurações do dispositivo e encontre as opções de rede, no caso do exemplo abaixo, disponíveis em ‘Rede e Internet’.

publicidade

2. Toque em ‘Wi-Fi’ acima do nome da sua rede e pressione a opção compartilhar (abaixo do ícone de QR Code).

3. Use o desbloqueio de segurança do aparelho (PIN, biometria ou reconhecimento facial) para conseguir ver o QR Code na tela.

Pronto! Agora, basta que outra pessoa leia o código no seu celular para conseguir se conectar à rede. Caso tenha um iPhone, saiba que o aplicativo ‘Câmera’ pode ler QR Codes nativamente.

Leia mais:

Como acessar as senhas de redes Wi-Fi salvas no Windows

Diferente do Android, o Windows 10 não possui uma forma nativa de compartilhar as senhas do Wi-Fi. Portanto, nesse caso, a melhor maneira é acessar as senhas salvas no sistema e usar o seu celular para então compartilhá-las seguindo os passos citados anteriormente.

1. Para isso, acesse ‘Configurações’ (ícone de engrenagem), ‘Rede e Internet’ e ‘Central de Rede e Compartilhamento’.

2. Em ‘Conexões’, clique no nome (ou SSID) da sua rede sem fio.

3. Agora, clique em ‘Propriedades da Conexão Sem Fio’. Por fim, na aba ‘Segurança’, marque a caixa de seleção ‘Mostrar caracteres’ para conseguir acessar a sua senha ou a de outras redes salvas no seu PC.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!