De acordo com dados da Datahub, a quantidade de aberturas de empresas de tecnologia no Brasil subiu 210% em 2020, em comparação ao último levantamento, em 2011. Isso demonstra o quanto esse negócio está em franca expansão no país (assim como em todo o mundo). 

Aumento do número de novas empresas de tecnologia no Brasil foi de mais de 200% na última década. Imagem: Treecha – Shutterstock

A região sudeste é a que concentrou o maior número de criação de empresas de tecnologia na última década, com um total de 107.499. Em seguida, mas muito atrás, está a região Sul, que registrou a abertura de 29.582 empresas de tecnologia. A região Nordeste vem em terceiro lugar, com 19.626 empresas do ramo abertas na última década. Em penúltimo lugar, com 13.152 aberturas de empresas de tecnologia está a região Centro-Oeste, seguida da região Norte, que, com 5.856 novas empresas no setor, ficou com o quinto lugar.

Considerando a abertura por estado, o primeiro colocado foi São Paulo (44.326), seguido do Rio de Janeiro (8.783). O Paraná vem em terceiro lugar, com 6.879 empresas abertas na capital, Curitiba. Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, registrou 5.705 novas empresas e Brasília, representando o Distrito Federal, teve 5.464. 

Leia mais:

publicidade

Segundo a DataHub, São Paulo foi o ponto inicial para o crescimento do mercado de tecnologia no país.

“No mundo todo, a indústria da tecnologia cresce a passos largos. Entender como ela vem se desenvolvendo no Brasil nos dá um panorama importante sobre para onde estamos indo. É inegável que a pandemia impactou o setor. Todas as mudanças pelas quais passamos nesse período, pessoas físicas e empresas, intensificou a necessidade de criar soluções para atender às novas demandas do dia a dia. Tivemos uma aceleração na transformação digital e há muito espaço ainda para crescer”, disse José Renato Raposo, chefe de operações da DataHub, em nota para a revista Exame.

Empresas de tecnologia abriram 520 mil novos postos de trabalho no país

Segundo o levantamento, feito a partir da consulta de 300 fontes de dados públicos, foram criados mais 520 mil novos postos de trabalho com carteira assinada no Brasil nos últimos dez anos em empresas de tecnologia. Novamente, o Sudeste do país foi a região que teve o maior número de vagas abertas: 24.661. 

Fachada do escritório da Nubank em São Paulo. Fintech foi uma das empresas de tecnologia abertas na última década no Brasil. Imagem: Jo Galvao – Shutterstock

Na última década, foram criadas empresas como Nubank, 99, iFood, entre outras, que simbolizam a era do empreededorismo digital no Brasil.

Atuando no segmento de big data e analytics para ações de marketing, a Data Hub faz parte do ecossistema da Nuvini, grupo de empresas de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês), que foi criado pelo empreendedor Pierre Schurmann. 

Com vagas sobrando, ainda faltam profissionais qualificados para atender à demanda do mercado de tecnologia. Segundo pesquisa da Brasscom, até 2024, o setor de TI precisará de 420 mil novos trabalhadores.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!