Desde o começo da pandemia da Covid-19 muitas pessoas espalham notícias falsas sobre a doença e seu tratamento, bem como sobre as vacinas que são a única salvação para o fim da crise sanitária que já dura mais de um ano. Nos últimos meses surgiram diversos boatos afirmando que os imunizantes causam disfunção erétil e infertilidade masculina, no entanto, os estudos comprovam o contrário. De acordo com pesquisadores da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, as vacinas com tecnologia mRNA negativo não apresentam efeitos negativos no sistema reprodutor masculino.

Homem sentado na cama com as mãos no rosto
Covid-19: vacinas não causam disfunção erétil e infertilidade. Imagem: Estrada Anton

O estudo acompanhou 45 voluntários que foram imunizados com as duas doses das vacinas da Pfizer ou Moderna e nenhum deles apresentou ausência de espermatozoides no sêmen, a chamada azoospermia.

publicidade

“A nossa pesquisa mostrou o oposto. Não há evidências de que a vacina prejudique o sistema reprodutivo do homem. Porém, ignorá-la e contrair a Covid-19 pode resultar nisso”, disse o diretor do Departamento de Reprodução e Urologia da universidade responsável pelo estudo, Ranjith Ramasamy.

Disfunção erétil causada pela Covid-19

De acordo com o jornal O Globo, o pesquisador já participou de outro estudo que mostra que o SARS-CoV-2 pode manter partículas no tecido do pênis, mesmo após a recuperação, causando uma disfunção nas células presentes no interior dos vasos sanguíneos do órgão genital.

Leia também!

Dos seis homens falecidos que foram analisados na pesquisa, um deles apresentou resquícios do vírus no tecido do pênis, enquanto outros três apresentaram redução no número de espermatozoides. Em um sétimo paciente que sobreviveu a doença, foi possível notar a presença do vírus nos testículos mesmo após 3 meses da infecção.

A pesquisa também relatou que a Covid-19 pode trazer graves disfunções eréteis ao pênis devido a redução do suprimento de sangue ao órgão.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!