O DuckDuckGo, empresa conhecida por investir em segurança e privacidade, oferece um navegador e um motor de pesquisas cuja filosofia é não registrar as informações pessoais dos seus usuários. Pensando nisso, a companhia apresentou um novo recurso de proteção de e-mails: o ‘DuckDuckGo Email Protection’.

Funciona assim, o serviço permite criar um endereço aleatório que você pode usar como e-mail intermediário para aqueles sites que provavelmente coletam os seus dados. Todas as mensagens enviados para esse endereço seguro serão filtradas e, em seguida, redirecionados para o seu e-mail principal livre dos chamados rastreadores.

No exemplo divulgado na página do recurso, o usuário preenche um formulário de desconto gerando um endereço privado de e-mail do DuckDuckGo. Imagem: DuckDuckGo/Divulgação

Atualmente, essa função se encontra em fase de testes, mas qualquer um pode se inscrever para experimentar a novidade. Por ora, a empresa está mantendo uma lista de espera, novos usuários são selecionados uma vez por semana para usar o serviço.

Como se inscrever no ‘DuckDuckGo Email Protection’

1. Abra o navegador móvel DuckDuckGo, que você pode baixar gratuitamente para Android e iPhone.

publicidade

2. Agora, acesse as configurações do aplicativo na lateral superior direita e toque em ‘Definições’ e ‘Email Protection’. Por aqui, você pode entrar na lista de espera privada para aguardar até que receba um convite para começar a testar o recurso.

O convite do ‘Email Protection’ é distribuído via link. Após recebê-lo, você também pode cadastrar um endereço de e-mail do DuckDuckGo (que obrigatoriamente deve conter uma combinação de 3 a 30 letras ou números). Também é necessário especificar o seu e-mail principal para onde as mensagens seguras serão direcionadas.

Novo serviço de proteção de e-mails do DuckDuckGo

Por enquanto, o DuckDuckGo ainda não divulgou uma estimativa de quando o recurso de segurança será liberado para todos.

Leia mais:

Extensão para o navegador

O DuckDuckGo também oferecer uma extensão para os principais navegadores, incluindo o Google Chrome, Firefox, Microsof Edge, Brave e Safari. O software vem com vários recursos interessantes, conseguindo relatar, por exemplo, o número de rastreadores de um determinado site e avaliar o grau de segurança e privacidade de uma página.

Extensão do DuckDuckGo
Página do Facebook ganhou nota C no grau de privacidade da extensão do DuckDuckGo. Imagem: Captura de tela

1. Para experimentar a extensão no seu browser favorito, no exemplo o Google Chrome, acesse a página do DuckDuckGo e clique em ‘Adicionar o DuckDuckGo ao Chrome’.

2. Na chrome web store, confirme a solicitação clicando em ‘Usar no Chrome’.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!