O iPhone não está livre de sofrer com lentidão e travamentos com o passar do tempo. Contudo, isso nem sempre significa que você deve investir em um novo aparelho da Apple. Separamos cinco dicas simples de otimização que vão desde limpar o cache do Safari e verificar a saúde da bateria.

Alterar alguns hábitos e configurações já pode ser o suficiente para oferecer um “fôlego extra” ao seu telefone.

publicidade

Reinicie o iPhone regularmente

Muitos usuários têm o costume de deixar os seus smartphones ligados por meses a fio, um fator que pode parecer inofensivo, mas que pode ocasionar problemas ao aparelho (a dica também vale para os celulares com Android).

Um exemplo: se um aplicativo mal otimizado estiver sendo executado em segundo plano, isso pode desacelerar o funcionamento do dispositivo, além de consumir mais recursos de processamento e bateria. O simples ato de reinicializar o telefone pode resolver em casos como esse.

publicidade

Limpar o cache do Safari

O navegador Safari é um dos aplicativos que acumula dados em forma de cache para evitar que as mesmas imagens de uma página da web, por exemplo, sejam carregadas sempre ao visitar novamente um determinado site.

No entanto, esse cache pode virar uma bola de neve, tornando o seu telefone mais lento. Para se livrar dele, e consequentemente liberar espaço de armazenamento no processo, acesse: ‘Ajustes’ > ‘Safari’ > ‘Limpar Histórico e Dados dos Sites’. Confirme a solicitação clicando em ‘Limpar Tudo’.

publicidade

Atualização de software

A Apple libera regularmente atualizações para diversos modelos de iPhones. Mesmo que pontuais, os updates são importantes porque corrigem bugs e também resolvem uma série de falhas de segurança.

Para verificar se existe alguma atualização disponível para o seu dispositivo, acesse ‘Ajustes’ > ‘Geral’ > ‘Atualização de software’. Caso encontre uma nova versão do iOS, toque em ‘Baixar e Instalar’. A mais atual no momento da publicação é o iOS 14.7.1.

publicidade

Leia mais:

Desativar atualização de aplicativos em segundo plano

Permitir que vários aplicativos atualizem dados em segundo plano pode tornar o telefone lento e consumir mais bateria, principalmente nos iPhones mais antigos. Para mudar isso, vá até ‘Ajustes’ > ‘Configurações’ > ‘Geral’ > ‘Atualização em 2º plano’.

Na lista, selecione os aplicativos que deseja impedir de executar tarefas em segundo plano. Também há a opção de desativar por completo esse processo, para isso, toque em ‘Atualização em 2º plano’ e selecione a opção ‘Desativado’.

Verifique a bateria

Com o tempo, a capacidade total da bateria diminui após os vários ciclos de carga durante a vida útil de um iPhone. O iOS, inclusive, possui um recurso nativo que “desacelera” o dispositivo para reduzir o consumo de energia, é o ‘Modo Pouca Energia’.

Ativá-lo em ‘Ajustes’ > ‘Bateria’, pode evitar que o telefone desligue sozinho no meio de uma tarefa importante.

No fim, se perceber que o iPhone está mais lento que o normal mesmo após aplicar todas as dicas, verifique a saúde da bateria em ‘Ajustes’ > ‘Bateria’ > ‘Saúde da Bateria’. Se a capacidade máxima estiver muito baixa, é a hora de substituir o componente.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!