Você pode já ter ouvido falar da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), um termo que aparece com frequência nos veículos de comunicação e redes sociais. Porém, por mais que pareça ser algo comum, poucos brasileiros sabem o que é mesmo LGPD.

De acordo com o CEO da Mais Dados Digital, Marcos Aurélio, em entrevista ao Olhar Digital News, existe uma desinformação sobre a LGPD, principalmente por parte dos empresários. “Todo o negócio faz compartilhamento de dados, a lei não é só para clientes, é para os colaboradores da empresa também”, pontua.

publicidade

Aurélio esclarece que as empresas precisam se adequar, seja do menor gestor até o presidente, todos precisam saber das responsabilidades e tomar cuidado com as multas. “A lei veio para determinar os direitos dos titulares dos dados, os cidadãos brasileiros, e dar respaldo jurídico às empresas, dando segurança”, diz.

Vazamento de dados
Foto: Jirsak/Shutterstock

Para ele, a proteção de dados é complexa e depende do usuário, principalmente pelo costume de fornecer com facilidade os dados. Sobre as multas e segurança, Aurélio complementa que “precisa ter conhecimento das leis e cobrar isso das empresas”.

Veja com mais detalhes a entrevista:

Leia mais:

De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), apenas 37% dos brasileiros afirmam conhecer “muito bem” ou “mais ou menos” a LGPD, enquanto que 60% dizem só ter “ouvido falar” ou sequer conhecem a nova legislação.

Além disso, o estudo aponta ainda que a maior parte dos brasileiros já passou por alguma tentativa de fraude de dados pessoais, ou conhece alguém que passou por esse tipo de problema.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!