A montadora de veículos elétricos Tesla entrou com processo junto ao Governo da China para iniciar a produção de mais cinco versões do Model Y na gigafábrica de Xangai. Alguns dos modelos do carro da companhia do bilionário sul-africano Elon Musk fabricados na planta do gigante asiático devem ser destinados à exportação.

Na terça-feira (10), o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China divulgou o novo lote de “veículos movidos a energia” a serem produzidos no país. É através dos documentos do governo que publicações especializadas nestes automóveis descobrem quais são os carros fabricados na China, atualmente maior mercado dos elétricos no mundo.

publicidade

Leia mais:

As novas versões do Model Y que vão ser montadas na fábrica chinesa da Tesla estão justamente na lista do ministério chinês. As planilhas, divulgadas pelo site Electrek, mostram o que parecem ser duas versões do Model Y standard. Um deles conta com o motor produzido internamente e o outro com o motor importado, dando a entender que um dos tipos do carro pode ser exportado.

A gigafábrica da Tesla em Xangai se tornou o novo principal centro de exportações da companhia de carros elétricos. Além das novas versões do Model Y que vão ser montadas lá, a planta vai produzir também o Model Y Long Range RWD, Model Y Long Range Dual Motor e um novo Model Y Performance.

Tesla Model Y. Imagem: TESLA/Divulgação
Tesla Model Y é o SUV da companhia. Imagem: TESLA/Divulgação

Atualmente, o mercado chinês conta com o Model Y padrão, com entregas previstas para iniciarem em setembro. O carro, mais barato do SUV elétrico, chegou a ser oferecido nos Estados Unidos no começo do ano, mas a empresa suspendeu a configuração no país.

Já no caso do Model Y RWD, é uma novidade. O veículo não integra o catálogo da China. A Tesla também já havia falado sobre o lançamento desta versão do carro elétrico como uma alternativa ao modelo standard.

Via: Electrek

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!