Na próxima semana, a fábrica da Toyota em Sorocaba, no interior do estado de São Paulo, sofrerá uma suspensão temporária na produção de veículos. A paralisação acontece entre os dias 18, a próxima quarta-feira, e o dia 27 de agosto. Essa suspensão na planta da montadora afeta também a unidade de Porto Feliz, município na região metropolitana de Sorocaba.

A planta da Toyota do Brasil em Sorocaba é responsável pela fabricação dos modelos Yaris, tanto hatch quanto sedã, do Corolla Cross e do Etios, este último somente para exportação. Já a unidade de Porto Feliz produz motores 1.3L e 1.5L do Yaris e Etios e do propulsor 2.0L TNGA do Corolla e Corolla Cross.

Leia mais:

O motivo segue sendo a crise dos chips semicondutores. Em nota, enviada nesta quarta-feira (11), a montadora afirmou que a paralisação é inevitável. “Apesar de todos os esforços que temos realizado ao longo do tempo para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, provocada pela pandemia de Covid-19, nesse momento uma parada é inevitável”, diz o comunicado.

publicidade
O Corolla Cross é um dos veículos fabricados na unidade de Sorocaba. Imagem: Divulgação

Ainda segundo a nota da Toyota, todos os trabalhadores afetados pela paralisação vão entrar em férias coletivas no período estipulado. O retorno às atividades está programado para o dia 30 de agosto. “As demais unidades da Toyota no Brasil, localizadas em São Bernardo do Campo e Indaiatuba, permanecem com suas atividades normais”, completou a fabricante de veículos.

A Toyota é mais uma montadora a suspender as atividades e se junta à Fiat, Chevrolet, Honda, Hyundai, Volkswagen, Renault, Honda, Toyota e Nissan, seja por causa dos componentes eletrônicos, ou pela pandemia da Covid-19. O agravamento da situação com o coronavírus afetou também as produções Mercedez-BenzVolvo e Scania no Brasil.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!