Com a notícia de que os trajes espaciais de grau lunar da Nasa não estarão prontos para a nova missão na Lua, em 2024, Elon Musk tratou de colocar a SpaceX à disposição para oferecer, além do veículo de pouso, também esse serviço à agência.

“Dados esses atrasos antecipados no desenvolvimento do traje espacial, um pouso lunar no final de 2024, como a Nasa planeja atualmente, não é viável”, disse o Escritório de Auditoria da agência, em comunicado.
Diante disso, Musk se manifestou no Twitter: “A SpaceX poderia fazer isso se necessário”.
De acordo com o site Futurism, a Nasa já está convidando participantes da indústria privada para projetar um traje que poderia estar pronto em 2024. Em julho, a agência publicou um rascunho de solicitação de proposta (RFP), pedindo às empresas que apresentassem “trajes espaciais construídos comercialmente e serviços de apoio para caminhadas espaciais na Estação Espacial Internacional”, de acordo com um comunicado da agência.
Leia mais:
- SpaceX ganha mais um contrato de lançamento de módulo lunar
- Nave Cygnus levará à ISS o mais importante de todos os suprimentos
- Rússia oferece uma ‘mãozinha’ para a Boeing consertar a Starliner
Por que os trajes espaciais da Nasa estão tão atrasados?
Segundo a auditoria, o atraso pode estar relacionado aos custos de desenvolver e testar o processo, que têm subido e devem aumentar ainda para um total de mais de US$1 bilhão até 2025. O escritório também culpou a pandemia Covid-19 pela demora.
A SpaceX já está bastante envolvida nos esforços da Nasa para retornar à Lua, desde que as empresas fecharam um contrato de US$2,9 bilhões para que a fabricante de sistemas aeroespaciais forneça o transporte dos astronautas da agência para a superfície lunar.
Agora, se eles usarão vestimentas projetadas pela SpaceX, só o tempo irá dizer.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!