O aplicativo de pesquisa do Google para iPhone ganhou um novo recurso em sua última versão: excluir o seu histórico de pesquisa mais recente em apenas dois toques.

Essa função, segundo a empresa, adiciona uma camada extra de privacidade ao usuário. Se você tem pesquisado por presentes para um amigo, por exemplo, e não quer que a pessoa veja a surpresa antes da hora no seu telefone, vale a pena ficar de olho nessa novidade. Veja como funciona abaixo.

O primeiro passo é abrir o aplicativo de pesquisa do Google no iPhone e tocar no ícone do seu perfil no canto superior direito da página. Em seguida, toque na opção ‘Excluir últimos 15 minutos’.

Pronto! Lembra que eram apenas dois toques? Agora, um alerta na parte inferior da página confirma que o Google está excluindo o histórico de pesquisa recente da sua conta.

publicidade

Leia mais:

Apagar o histórico automaticamente

Outra dica é programar o Google para apagar o seu histórico automaticamente. Para isso, abra o aplicativo de pesquisas novamente e toque no ícone do seu perfil para abrir o menu suspenso.

Dessa vez, toque na opção ‘Histórico de pesquisa’. Na próxima tela, selecione a opção ‘Exclusão automática’.

Agora, escolha uma das opções de exclusão (3, 18 ou 36 meses). No exemplo abaixo, foi escolhido 3 meses.

Toque em Próxima. Por fim, o Google pedirá que você confirme a solicitação, para isso, toque em ‘Confirmar’ na última tela abaixo.

Se chegou até aqui, a sua preferência foi salva com sucesso no recurso de exclusão automática de histórico do Google.

Observe que, apesar de não estamos falando do Chrome, ainda assim o processo também exclui tudo o que você pesquisou usando o navegador do Google.

Vale destacar que essa opção está sendo liberada gradualmente, ou seja, pode ser que você não a veja imediatamente no seu iPhone. Segundo a empresa, a funcionalidade também será lançada ainda este ano para os celulares com Android.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!