Chegou um dos melhores momentos para os caçadores de meteoros: a máxima das Perseidas. Nesta época do ano, entre 17 de julho e 24 de agosto, a Terra atravessa a trilha de detritos do cometa Swift-Tuttle.

Daqui da Terra, podemos observar esse encontro através dos meteoros perseidas, que são formados quando essas pequenas partículas do Swift-Tuttle atravessam nossa atmosfera em alta velocidade.

publicidade

Essa chuva de meteoros ocorre anualmente e atinge a máxima intensidade na madrugada do dia 12, quando pode apresentar até 120 meteoros por hora, visíveis principalmente para os observadores no Hemisfério Norte do planeta.

Mesmo assim, essa é uma chuva bastante constante e dificilmente decepciona os brasileiros. Pode valer a pena acordar mais cedo nesta quinta- feira para tentar observar alguns meteoros desse magnífico fenômeno. E claro, quanto mais ao norte, melhor.

publicidade

Para grande parte do Brasil, os perseidas vão aparecer a partir das 2H da madrugada, mas a quantidade de meteoros vai aumentando, até atingir o momento mais intenso pouco antes do começo da manhã, quando poderão ser contemplados até 56 meteoros por hora nos estados mais ao norte do país, 28 em Brasília e 16 meteoros por hora em São Paulo. Apenas os moradores do sul do Rio Grande do Sul não poderão observar a Perseidas.

Esses números são estimados considerando condições ideais de observação, ou seja, uma noite sem nuvens em um local afastado de luzes intensas. Então, caso more em uma grande cidade, procure desligar o máximo de luzes ao redor, e boa chuva de meteoros para você!

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!