Durante o seu décimo primeiro voo em Marte, o helicóptero remoto Ingenuity avistou, lá de cima, o seu companheiro de missão, o rover Perseverance, registrando o momento em uma foto divulgada hoje (12) pela Nasa, a agência espacial norte-americana.

Na imagem abaixo, não dá para ver muitos detalhes, mas o rover pode ser encontrado em algum lugar (vamos deixar para você adivinhar enquanto lê o texto). A foto é apenas uma entre dezenas de capturas feitas pelo helicóptero remoto, que sobrevoou a região sul de uma área conhecida como “Séítah”, localizada na Cratera Jezero.

Imagem mostra imagem aérea do helicóptero Ingenuity registrando o rover Perseverance em Marte
Você consegue ver o Perseverance nessa imagem? Se não, continue lendo para a resposta logo abaixo. Imagem: Nasa/JPL-Caltech/Divulgação

“As imagens aéreas do Ingenuity são espetaculares – mas ficam melhores ainda quando você brincar de ‘Cadê o Perseverance’ com elas”, disse Robert Hogg, engenheiro sênior de sistemas da Nasa no Laboratório de Propulsão a Jato, na Califórnia. “Quando você encontra o rover e dá o zoom nele, consegue enxergar alguns detalhes, como as rodas, o mastro para análise remota e o MMRTG [sigla para “Gerador Termoelétrico de radioisótopos de multi missão”].

O Ingenuity voou por pouco mais de dois minutos antes de pousar, continuando sua sequência de surpresas para a Nasa. Isso porque, originalmente, o helicóptero faria apenas cinco voos simples, no intuito de mostrar que nossa tecnologia permitia que o mecanismo alçasse voo no planeta vermelho.

publicidade

Leia também

Entretanto, repetidas extensões adicionaram mais atribuições à missão do Ingenuity, que agora auxilia o Perseverance ao buscar possíveis entradas de tráfego para regiões onde o veículo de exploração terrestre tenha mais dificuldade em rodar.

Isso dito, você conseguiu encontrar o Perseverance? Se não, vamos ajudar você:

Na imagem acima, o que você vê no “pé” da imagem é a sombra do helicóptero Ingenuity. Isso nos pegou de surpresa também – achamos que ali estava o rover, mas olhando com mais atenção, percebemos o erro. Na verdade, ele está aqui:

Imagem tem uma seta verde apontando para o rover Perseverance
Imagem: Nasa/JPL-Caltech/Divulgação
Imagem mostra detalhe em zoom, com o rover Perseverance ao fundo
Imagem: Nasa/JPL-Caltech/Divulgação

O rover Perseverance teve um revés recente, onde uma coleta de amostras retornou…zero amostras. Enquanto isso, o veículo vai continuar seu caminho até o próximo ponto de coleta, chegando ao local no mês que vem.

Já o Ingenuity, ao que tudo indica, deve conduzir seu voo de número 12, embora a Nasa não tenha falado nada sobre o assunto neste momento.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!