A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, deve autorizar a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com o sistema imunológico mais fraco e possíveis comorbidades a doença.

De acordo com o jornal The New York Times, a aplicação da terceira dose se dará apenas para pessoas imunizadas com as vacinas produzidas pela Pfizer/BioNTech e Moderna. O intuito é aumentar a proteção contra a nova variante Delta, que é responsável pela alta nas infecções no país.

publicidade
Frente da sede do FDA
Covid-19: FDA deve autoriza terceira dose de vacina para pessoas com comorbidades. Imagem: Arquivo/FDA

Espera-se que, caso a terceira dose seja realmente aprovada, pessoas que passaram por transplante de órgãos e outras doenças cujo sistema imunológico esteja comprometido, recebam o reforço. Cerca de 3% da população norte-americana tem alguma doença que prejudica o sistema imunológico.

Um estudo da Universidade Johns Hopkins aponta que cerca de metade dos pacientes transplantados não possuem anticorpos à dosagem atual da vacina contra a Covid-19. Cerca de 30 pacientes foram acompanhados e demonstraram anticorpos negativos ou positivos baixos, o que gerou uma baixa resposta imune do sistema imunológico.

publicidade

Esses pacientes então receberam uma dose adicional do imunizante e 14 deles mostraram títulos de anticorpos elevados após a aplicação.

Leia também!

publicidade

Caso a terceira dose da vacina contra a Covid-19 seja autorizada pela FDA, um comitê consultivo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) deverá discutir a decisão. Normalmente, os médicos norte-americanos esperam o parecer do comitê do CDC para passar a recomendar as medidas do FDA aos seus pacientes.

Ainda não há uma decisão sobre uma dose de reforço sobre a vacina da Johnson & Johnson. Os analistas da FDA esperam os dados do ensaio clínico sobre o reforço do imunizante.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!