Nesta quinta-feira (12), um lote com 1.072.890 de doses da vacina Pfizer/Biontech contra a Covid-19 chegou ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Além dessa remessa, mais 3,2 milhões de doses do imunizante da farmacêutica foram entregues nesta semana, entre domingo (8) e ontem (11), ao Ministério da Saúde.

Segundo a pasta, as novas doses serão distribuídas nos próximos dias para todo o país depois de reunião para alinhamento da estratégia de distribuição entre União, estados e municípios. Com este lote, a Pfizer entregou um total de 40,4 milhões de doses ao governo brasileiro.

Ademais, faltam 7,5 milhões, das 17,6 milhões de doses previstas para entrega entre os dias 3 e 22 de agosto. Entre o final de agosto e setembro, há a previsão da chegada de quase 52,4 milhões de doses – que fazem parte do primeiro acordo firmado no dia 19 de março e que contempla a disponibilização de 100 milhões de vacinas até o final do terceiro trimestre de 2021.

O segundo contrato, assinado em 14 de maio, prevê a entrega de mais 100 milhões de doses entre outubro e dezembro. Ao longo do ano, a farmacêutica fornecerá um total de 200 milhões de doses de vacina ao Brasil.

publicidade

Leia mais:

Fonte: Agência Brasil

Duas doses da Pfizer e da AstraZeneca protegem contra variante Delta

A pesquisa foi publicada no New England Journal of Medicine com dados de 20 mil pacientes que tiveram o diagnóstico positivo para a variante Delta. “Foram notadas algumas diferenças modestas na eficácia das vacinas contra a variante Delta em relação à Alfa após as duas doses. As diferenças são muito marcantes depois de receber apenas a primeira dose. Esses dados dão apoio para os esforços de maximizar a difusão da vacinação completa entre as populações vulneráveis”, diz a pesquisa.

A eficácia das duas doses da Pfizer em casos com sintomas girou em torno de 88%, com a versão Alfa do vírus o número ficou em 93%. Já a AstraZeneca teve 67% eficácia contra 74,5% contra a versão Alfa. Agora com apenas uma dose ambos os imunizantes registraram menos de 30% de eficácia contra o vírus. O que reforça a necessidade de se tomar as duas doses.

Para saber mais, acesse a reportagem completa no Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!