Lançado em 2006, o Google Trends é uma ferramenta da gigante da tecnologia que permite observar os interesses das pessoas por qualquer assunto usando os dados do motor de buscas do Google. No passado, a empresa diz que ele era usado para fins muito mais simples, como descobrir quais programas de TV, ou reality show que estavam bombando na época.

Quinze anos depois, muita coisa mudou no mundo e principalmente na tecnologia. Com isso, o recurso ficou muito mais robusto e poderoso. Hoje, é possível medir o interesse por assuntos específicos baseado em informações disponíveis desde 2004 até agora.

publicidade

Para comemorar o aniversário da ferramenta, separamos alguns exemplos que mostram como o Trends funciona na prática.

O Trends pode mostrar quais os assuntos mais pesquisados em qualquer data. Para isso, ele utiliza dois conjuntos de dados, os históricos e em tempo real. Desde ontem, por exemplo, um termo em destaque no motor de buscas do Google no Brasil foi ‪‪”Tarcisio Meira“‬. Nesta quinta-feira (12), foi noticiada a morte do ator por conta das complicações causadas pela Covid-19.

publicidade

Buscas diárias

Em tendências de pesquisa diárias no Brasil, as que sobem mais rápido no ranking do Google, o destaque desta quinta-feira (12) é o Fluminense, com mais de 100 mil pesquisas.

O que faz sentido, já que na noite de hoje, o Tricolor carioca recebe no Maracanã o clube Barcelona de Guayaquil, do Equador, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores (veja como assistir ao jogo).

publicidade

Leia mais:

Termos mais pesquisados

Já as palavras mais pesquisadas, representam o assunto mais procurados em um intervalo específico de tempo. Em todo o ano de 2020, por exemplo, os três termos mais buscados foram: ‘Coronavírus’, ‘Auxílio Emergencial’ e ‘Eleições 2020’.

publicidade

Enquanto isso, na seção ‘Aprender’, ficou claro que o isolamento social promoveu mais buscas de “como aprender a tocar violão” até estudar outros idiomas, como espanhol, italiano e coreano.

Vale ressaltar que o Trends não é uma enquete e não deve ser confundida com dados de pesquisas de opinião. O próprio Google ressalta que a ferramenta mostra apenas os interesses sobre determinados assuntos em um determinado intervalo de tempo.

Por fim, o Google também revelou outro dado curioso: cerca de 15% das pesquisas realizadas diariamente em seu motor de buscas são “completamente novas”. No fim, o Trends é só mais um jeito de “espiar” como os interesses e temas em destaque mudam o tempo todo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!