Até 2025, a Ambev pretende ter 100% das embalagens retornáveis ou produzidas em material reciclado. Essas são algumas das metas assumidas pela empresa de bebidas de compromisso com a sustentabilidade, a fim de diminuir a poluição plástica.
A companhia investiu na rodada seed de captação da growPack, uma startup que trabalha com uma tecnologia regenerativa que possibilita o desenvolvimento de embalagens fabricadas com compostos orgânicos da própria natureza.
Projeto piloto quer testar as embalagens sustentáveis junto ao público
A Ambev e a growPack, que participou da segunda edição do programa Aceleradora 100+, em 2020, firmaram parceria para a viabilização de um projeto piloto. Em outubro, esse projeto piloto lançará novas embalagens fabricadas com biomaterial em alguns pontos de venda de São Paulo, para testar junto aos consumidores, visando a produção em larga escala já em 2022.
Com uma economia bio-baseada, ou seja, ciclo de vida totalmente sustentável, a embalagem da growPack é produzida com rejeitos agrícolas. O material principal é basicamente palha de milho, obtido de forma 100% mecânica (sem químicos e efluentes). O descarte acontece de maneira compostável ou reciclado na cadeia do papel.
De acordo com a Ambev, a produção das embalagens com o biomaterial consome 80% menos água, reduz em 50% as emissões de gás carbônico (CO2) e economiza 25% de energia elétrica em comparação ao papel cartão.
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Objetivo é minimizar impactos ao meio ambiente
A empresa diz que iniciativas como essa minimizam impactos ao meio ambiente. “Estamos testando novas soluções, considerando matérias primas sustentáveis para a produção de embalagens e ampliação da cultura do retornável até atingir nossa meta zero de emissões plásticas até 2025”, conta Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Suprimentos e Sustentabilidade da Ambev.
Segundo Figueiredo, firmar parcerias certas ajuda a atingir esses objetivos. “A Aceleradora 100+ é um desses exemplos. O programa foi além de trazer ideias inovadoras para solucionar os desafios de sustentabilidade propostos, ele nasceu com o objetivo de quebrar estigmas do ecossistema de startups, unindo pessoas comuns e estimulando o empreendedorismo”.
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