E chegou a data mais esperada do ano pelos fãs de filmes de terror. Cheia de lendas e crendices, a “sexta-feira 13” é coberta de mistérios e histórias de diferentes culturas sobre sua origem, mas foi com as sequências do longa que leva o nome data, estrelado por ninguém menos que o serial killer fictício Jason Voorhees, que o dia passou a ser mais conhecido, temido e, de certa forma, imortalizado.

Para alguns, de acordo com a numerologia, a data traz má sorte porque o número 12 seria a referência de algo completo, como os 12 meses do ano, os 12 apóstolos de Jesus, os 12 deuses do Olimpo etc. Sendo assim, o 13 seria o número fora da curva ou do padrão de normalidade.

publicidade

Somado a sexta-feira, dia da crucificação de Jesus, a data passou então a representar o dia do azar e de infortúnios, o que, para quem acredita, significa um bom dia para ficar quietinho em casa – protegido.

Jason e Freddy
Dos clássicos aos mais recentes: confira os melhores filmes para assistir nesta sexta-feira 13. Willrow Hood/Shutterstock

Com a data instaurada, não foi muito difícil para que as produtoras cinematográficas fizessem um gancho do dia com histórias de terror. Pensando nisso, nós do Olhar Digital separamos alguns dos melhores filmes para você assistir nesta “sexta-feira 13”, desde os clássicos inesquecíveis até os longas atuais, que também possuem um bom repertório de contos macabros.

publicidade

1. ‘Sexta-feira 13’

É claro que essa seria a nossa primeira opção, já que é exclusivamente dedicada a data. A franquia, que teve seu primeiro lançamento em 1980, possui diversas sequências, bem como paralelos, como ‘Jason Vai para o Inferno: A Última Sexta‑Feira’, de 1993, e ‘Freddy x Jason’, de 2003. A opção é uma ótima pedida para quem quer passar o dia ‘maratonando’ a história do assassino.

publicidade

2. ‘A Hora do Pesadelo’

Tirem as crianças da sala! Como falar de Jason sem falar de Freddy Krueger? O personagem fictício estrelou sete sequencias, de 1984 a 1994. Assassino de crianças e adolescentes através de sonhos – que se realizavam na vida real por tabela -, sua história também ganhou um paralelo na produção ‘Freddy x Jason’, onde é narrado o enredo da sua triste infância.

publicidade

3. ‘O Exorcista’

Clássico dos clássicos, esse nunca pode faltar. O percursor das produções de possessões demoníacas, ‘O Exorcista’, de 1973, com certeza vai deixar a sua sexta-feira 13 mais assustadora. Bem como a maioria dos clássicos já mencionados, esse também possui suas sequências, como o ‘Exorcista II – O Herege’, de 1977. ‘O Exorcista III’, de 1990. ‘O Exorcista – O Início’, de 2004, com Stellan Skarsgård e Izabella Scorupco – este se passa cronologicamente em uma época anterior ao primeiro filme, que explica a chave para a possessão da menina Regan MacNeil. E, por fim, ‘Domínio: Prequela de O Exorcista’, de 2005, também com Stellan Skarsgård.

Bônus: entre outras opções de filmes de possessões que podemos sugerir estão; ‘O Exorcismo de Emily Rose’, de 2005, ‘O Último Exorcismo’, de 2010, ‘Filha do Mal’, de 2012, e ‘Possessão’, também de 2012.

https://www.youtube.com/watch?v=xUntodg-vXY

4. ‘Halloween’

Ainda não é ‘Dia das Bruxas’, mas as sequências de ‘Halloween’ também podem deixar a sua sexta-feira 13 mais interessante – ou não. Com ao menos 11 continuações, a produção, que tem seu capítulo original – e o mais considerado – lançada em 1978, conta a história do assassino em série Michael Myers, que ataca sempre na noite de 31 de outubro.

‘Halloween’ também ganhou uma continuação em 2018, a qual terá uma sequência em ‘Halloween Kills’, marcada para outubro deste ano e ainda outra parte para a mesma época em 2022.

5. ‘Brinquedo Assassino’

Com sua primeira aparição em 1988, Chucky, de ‘Brinquedo Assassino’ também é uma boa pedida para o dia 13. A história do brinquedo mais assustador do universo do terror foi contada em três sequencias e alguns filmes relacionados, como ‘A Noiva de Chucky’, de 1998, e ‘O Filho de Chucky’, de 2004, que deram ao personagem um ar de comédia, o que para alguns fãs, foi inaceitável.

Nos longas mais recentes, estão ‘A Maldição de Chucky’, de 2013, e ‘O Culto de Chucky’, de 2017. Recentemente também foi anunciada a série ‘Chucky’, que continuará a saga do brinquedo e tem estreia agendada para 12 de outubro nos Estados Unidos.

6. ‘Annabelle’

E por falar em brinquedos assassinos, entre os filmes mais recentes que não poderíamos deixar de indicar está a franquia de ‘Annabelle’, a boneca possuída que tem sua história paralela a do casal Warrens – Ed e Lorraine Warren. A boneca tem sua trajetória contada em três sequências de arrepiar (‘Annabelle’, de 2014, ‘Annabelle: A Criação do mal’, de 2017, e Annabelle: De Volta Para Casa’, de 2019) e que renderá uns bons sustos.

7. ‘Invocação do Mal’

Ainda atrelada as histórias cabulosas dos Warrens está a franquia de ‘Invocação do Mal’. Arrisco dizer que está pode ser uma das melhores opções entre as recentes franquias do segmento de terror. Com três continuações, os filmes contam histórias paralelas de possessões onde Ed e Lorraine Warren atuaram e usam e abusam do famoso “baseado em fatos reais”, que acrescenta aos longas uma dose de pavor a mais – porém, chamando ainda mais atenção do telespectador.

Bônus: paralelo ao experiências dos Warrens não podemos deixar de mencionar ‘A Freira’, de 2018, história que ganhou destaque devido suas aparições no original ‘Invocação do Mal’, de 2013.

8. ‘Jogos Mortais’

Ah, é terror sim, vai! Brincadeiras à parte, ‘Jogos Mortais’ é uma das franquias queridinhas do brasileiro. Com seu estilo, às vezes, um pouco ‘trash’, a história de Jigsaw tem enredo e prende quem está assistindo, devendo também ser considerada para a sexta-feira 13. São nove filmes, dez se contarmos a última produção paralela ‘Espiral: O Legado de Jogos Mortais’, lançado este ano e, que aos fãs “raíz” de Saw, não agradou muito – o que não significa que não seja válido dar aquela conferida no filme.

Leia mais!

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!