O youtuber “Krazy Ken”, do canal Computer Clan, colocou suas mãos em um “insanamente raro” protótipo do iMac G3, conhecido como “Bondi Blue”. O modelo nunca chegou a ser oferecido pela Apple no varejo e conta com algumas diferenças de hardware em relação à versão comercializada em 1998.

No vídeo abaixo, infelizmente, não vemos o computador ser ligado – Ken disse que ele não está em pleno funcionamento, mas que vem trabalhando com outros especialistas em informática para consertar isso (ele nomeia, especificamente, outro youtuber – Steve “Mac84”, dono do canal homônimo, especializado em computadores antigos da Maçã).

Leia também

Apesar de não ligar, o youtuber ainda consegue discutir alguns dos detalhes que diferenciam esse modelo da versão de varejo, como a placa mãe amarela (no varejo, ela era verde, e outros computadores da empresa). Outro detalhe é no visual: apesar de serem virtualmente idênticos, o protótipo Blue Bondi não é tão translúcido quanto a versão de varejo.

publicidade

O iMac G3 foi um sucesso comercial para a Apple – seu primeiro depois de sucessivas falhas que levaram a empresa à beira do colapso. Ele foi lançado durante a segunda gestão de Steve Jobs, co-fundador da empresa, que havia retornado interinamente ao cargo de CEO após ter sido removido anos antes. O impacto visual foi o primeiro atrativo para o consumidor: na época, os computadores pessoais seguiam o antigo padrão branco, sem uso de cores distintas.

Ele também foi o primeiro computador a oferecer saídas USB como padrão – algo que toda a indústria viria a adotar anos mais tarde. Outro ponto – que gerou controvérsia – foi o abandono completo da entrada para disquetes. A Apple argumentou que CD-ROMs e a internet os tornaram obsoletos, mas alguns fabricantes terceirizados passaram a oferecer drives do tipo no mesmo esquema visual do computador, para usuários que ainda os quisessem usar.

Originalmente, o iMac G3 foi desenhado por Danny Coster, com o icônico Jony Ive, que deixou a Apple em 2019, também trabalhando nele.

No vídeo do protótipo do iMac G3 Bondi Blue, você consegue até mesmo enxergar os adesivos que denunciam o caráter experimental do aparelho. Alguns, inclusive, mostram que o modelo não tinha a aprovação da Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos EUA.

Vale lembrar, porém, que a Apple chegou a vender um iMac “Bondi Blue” – virtualmente igual ao modelo do vídeo, mas com o hardware interno mais próximo da versão comum do varejo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!