A fabricante de veículos indiana Ola Electric lançou no último fim de semana duas novas scooters, as Ola S1 e S1 Pro, — com a última devendo ocupar o posto de scooter elétrica mais rápida do mundo. Os dois veículos apresentam alta tecnologia, performance topo-de-linha e preço acessível, destinados tanto ao público indiano quanto ao internacional.

A S1 Pro chegará ao mercado atingindo a velocidade máxima de 110 km/h em um motor de 8.5 kW de potência. Já a Ola S1, o modelo mais básico, alcança 90 km/h com o mesmo rendimento de seu irmão topo de linha. Ambos os veículos possuem tempo estimado de 5,5 horas de recarga em casa — ou 36 minutos em estações elétricas da fabricante. No entanto, metade da recarga é alcançado em 18 minutos, e já permite percorrer cerca de 75 km.

publicidade

Em condições ideais de pilotagem, a S1 rodará um máximo de 121 km e alcança 40 km/h em 3,6 segundos de aceleração. Já a scooter topo de linha promete uma autonomia de 181 km com bateria cheia, e deve atingir 40 km/h em 3 segundos de aceleração.

S1 Pro desbanca Simple One em velocidade máxima

Anteriormente, o título de scooter mais rápida pertencia à Simple Energy, com a Simple One alcançando 105 km/h em um veículo com quase a metade dessa potência, 4.5 kW. Embora a Ola Electric tenha retirado este título da concorrente, a competidora ainda apresenta outros pontos de vantagem contra as novas S1.

publicidade

A Simple One possui maior capacidade de bateria (4.8 kWh), recarrega em 2,5 horas em casa e distância máxima de 236 km percorríveis em condições ideais de pilotagem. No entanto, a série S1 possui maior integração com computadores de bordo, assistente digital no próprio sistema do veículo e integração com o smartphone, capaz de reproduzir música e realizar chamadas.

scooter elétrica ola s1 e s1 pro
Ola Electric prepara para fabricação de milhões de scooters para o púbico internacional e aposta no boom do veículo elétrico (Créditos: Reprodução/Ola Electric)

Ola Electric mira em público internacional

Antes mesmo de chegar ao mercado, a Ola Electric deixa claro que quer suas scooters rodando pelo mundo. A empresa aproveita o boom do investimento em veículos elétricos para voltar a série S1 para o público internacional, planejando a produção de 2 milhões de lambretas por ano. Além disso, a fabricante possui planos de expandir suas instalações para aumentar este número para 10 milhões anuais.

publicidade

Os dois veículos sairão da megafábrica da empresa a partir de 8 de setembro, com entregas previstas para outubro. O preço das Ola S1 e S1 Pro está inicialmente avaliado, respectivamente em 99,999 e 1,29,999 rúpias indianas (cerca de 7 e 9 mil R$ na conversão de hoje, sem taxas de importação).

A compra estará disponível na data em questão pelo site da Ola Electric.

publicidade

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!